Goiás amplia vacinação contra dengue para 10 a 14 anos

0
24

QDenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus atenuado, ou seja, do micro-organismo enfraquecido (Foto: Iron Braz)

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29/2), a Secretaria da Saúde de Goiás (SES) anuncia a ampliação da faixa etária apta a receber o imunizante contra dengue no estado. Assim, os municípios que desejarem podem iniciar a aplicação da vacina Qdenga em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Goiás é o segundo estado do país a anunciar a decisão. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma. Segundo o titular da SES, Rasível dos Santos, a intenção é intensificar a proteção às crianças e adolescentes.

10 a 14 anos

“Nós tivemos uma boa procura pela vacina nos primeiros dias da campanha, mas a adesão diminuiu com o passar do tempo e apenas 13,1% das crianças com idade entre 10 e 11 anos foram vacinadas”, afirmou.

“Nós conversamos com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás e todos foram unânimes em afirmar que a ampliação da faixa etária é a melhor estratégia para levarmos proteção a mais crianças e adolescentes em todo o estado”, disse.

A importância da imunização contra dengue foi reforçada por pediatras do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). O diretor técnico da unidade, André Resende, explicou que as crianças e adolescentes são o público com maior quantidade de internações por dengue, atrás apenas dos idosos.

“Isso acontece porque o principal fator de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença é a segunda infecção. Em locais como Goiás, que historicamente tem registrado altos níveis de transmissão, a segunda infecção acontece nessa faixa etária, que já teve contato com a dengue na infância”, ressaltou o médico.

“É importante que os pais estejam cientes de que a Qdenga é uma vacina segura, que promove a imunização da criança contra os quatro sorotipos do vírus da dengue por cerca de quatro anos”, completou a pediatra Maysa Carvalho.

A Secretaria de Saúde recebeu até o momento 158.518 doses da Qdenga, que foram distribuídas para 134 municípios goianos.

Atendimento

O atendimento no Hecad a crianças e adolescentes com dengue aumentou 110% neste ano em comparação com os dois primeiros meses do ano passado. Foram 62 atendimentos e duas internações em janeiro e fevereiro de 2023 enquanto neste ano foram realizados 131 atendimentos e 32 internações.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui