Gabinete de crise para o combate à dengue em Águas Lindas é uma parceria entre o governo de Goiás e a prefeitura

0
27


Ações conjuntas, envolvendo o Governo de Goiás e a prefeitura de Águas Lindas para combater a dengue, vão desde o monitoramento dos casos até o controle de insumos. Criação do gabinete de crise contou com interlocução da Secretaria do Entorno

O Gabinete de Combate à Dengue em Águas Lindas foi lançado nesta segunda-feira (15), com a presença de autoridades locais e estaduais na sede da Vigilância Epidemiológica municipal, que abrigará o centro de monitoramento. “Embora não se configure uma crise, algumas cidades já estão enfrentando um aumento nos casos de dengue. Portanto, este é um problema que afeta a todos nós, e o governador está comprometido em fazer parte da solução. Devemos lembrar que estamos lidando com uma doença que pode ser fatal”, enfatizou o secretário de Saúde de Goiás, Sérgio Vêncio.

Além da equipe da Secretaria de Saúde de Goiás, o lançamento dessa iniciativa contou com a participação interinstitucional de gestores públicos e líderes políticos, incluindo o prefeito da cidade, Lucas Antonietti, o deputado estadual Anderson Teodoro e a Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury.

“O secretário Sérgio Vêncio prontamente atendeu ao nosso pedido de uma ação incisiva na região do Entorno, considerando o agravamento do sorotipo 2 da dengue em Goiás e no Distrito Federal”, afirmou Caroline Fleury, que solicitou essa ação devido ao aumento no número de casos não apenas nos municípios goianos, mas também no Distrito Federal. Ela acrescentou, ainda, que a ordem do governador Ronaldo Caiado é levar as políticas públicas do governo de Goiás para mais perto da população do Entorno e não apenas das regiões centrais.

As diretrizes do Gabinete de Crise foram apresentadas por Rasível dos Reis Júnior, superintendente de Planejamento da SES, que deverá assumir a liderança da Pasta nesta semana. Ele explicou que o gabinete terá sua sede central na Vigilância Epidemiológica do município, com outros dois pontos de apoio na cidade, um na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Odisséia e outro no Hospital Municipal Bom Jesus.

O Gabinete de Crise ajudará a coordenar ações para garantir uma gestão eficaz na prevenção do agravamento dos casos de dengue e na contenção da disseminação da doença. “Realizaremos duas reuniões diárias entre as equipes estadual e municipal para monitorar o volume de pacientes que estamos atendendo, a gravidade dos casos, a disponibilidade de recursos e as necessidades de transferência ou acompanhamento mais próximo, a fim de evitar o agravamento da condição dos pacientes”, explicou Rasível Júnior.

O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, acompanhou a equipe nas duas unidades onde o Gabinete de Crise funcionará, além da vigilância sanitária municipal. Ele agradeceu a presença do Governo de Goiás e convocou a população a participar do Dia D de combate à dengue, que acontecerá no próximo no dia 20/01. “Neste sábado, realizaremos o Dia D de combate à dengue. Precisamos muito da ajuda de todos. Pedimos que a população saia às ruas, cuide de seus quintais e ajude a frear essa epidemia”, assinalou.

O secretário municipal de Saúde de Águas Lindas, Evandro Soares, enfatizou que essa batalha só será vencida com a participação ativa da população. Ele destacou que o estado está comprometido em participar de todas as ações necessárias, mas também é fundamental que a comunidade se envolva, eliminando criadouros do mosquito e evitando o acúmulo de água em recipientes, como vasos de plantas. “Isso fará toda a diferença e nos ajudará a obter sucesso nessa luta.”

HOSPITAL ESTADUAL DE ÁGUAS LINDAS

A comitiva também visitou as obras do Hospital Estadual de Águas Lindas, que será entregue à população goiana do entorno do Distrito Federal ainda em 2024 pelo Governo de Goiás. As obras estão em fase avançada, com 86% de execução, e já receberam um investimento de mais de R$ 87 milhões do Tesouro Estadual.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui