Expansão e fortalecimento das agências reguladoras marcam 25 anos da ABAR

0
14

Nesta quinta-feira, (25/04), diretores e servidores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcaram presença no II Encontro Nacional das Agências Reguladoras em comemoração aos 25 anos da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), localizado no clube Naval de Brasília.

O evento contou com uma programação diversificada, abordando temas relevantes para o cenário regulatório brasileiro. Diversas autoridades, parlamentares e especialistas ligados ao setor da regulação e infraestrutura participaram, discutindo questões como a matriz energética nacional, planejamento energético, reforma tributária, exploração de petróleo, Política Nacional de Saneamento, boas práticas regulatórias e modernização do setor elétrico.

Destacaram-se as presenças da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; do ministro do TCU, Aroldo Cedraz; do deputado federal Arnaldo Jardim; do secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani; do secretário executivo-adjunto do Ministério de Minas e Energia, Fernando Colli Munhoz; do secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo;  da secretária de Competitividade e Política Regulatória no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Andrea Pereira Macera; do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Gesner de Oliveira; da consultora sênior do Banco Mundial e ex-conselheira do CADE, Cristiane Schmid, dentre outros.

O encontro também contemplou a entrega de premiação dos melhores artigos do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e uma homenagem aos ex-presidentes da ABAR, presidentes e diretores gerais de agências reguladoras.

O presidente da ABAR e também diretor da Adasa, Vinícius Benevides, destacou os principais avanços da Associação Brasileira de Agências Reguladoras nos últimos 25 anos. “Em 2000, nós tínhamos apenas 10 agências reguladoras, hoje já somos 74. Foi uma evolução muito grande”, comemorou. “O Brasil entendeu que, para ter investimentos neste país, nós precisamos de agências reguladoras”, acrescentou.

A presença de membros da Adasa, como do diretor- presidente Raimundo Ribeiro, os diretores Felix Palazzo, Rogério Rosso e Apolinário Rebelo; do ouvidor Robinson Cardoso; dos superintendentes e demais servidores enriqueceu o encontro, demonstrando o comprometimento e engajamento da Agência no cenário regulatório nacional.  “Em nome da Adasa, quero parabenizar a Associação por essa trajetória vitoriosa. Nos sentimos orgulhosos por ter como um dos nossos diretores o presidente da ABAR”, ressaltou Ribeiro.

O coquetel de encerramento proporcionou um ambiente para networking e interação entre os participantes, encerrando a segunda edição do evento de forma memorável e promissora para o futuro do setor regulatório no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui