Evento leva informações sobre Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a gestores do Entorno do DF

0
16

Primeira edição da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) será realizada no dia 16 de abril em Planaltina de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) realizam, na próxima terça-feira (16/04), a primeira edição da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento, que será sediado pelo município de Planaltina de Goiás, tem como objetivo informar e conscientizar os gestores municipais sobre os benefícios diretos e indiretos de um SIM eficiente em suas localidades.

Segundo o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o projeto visa fortalecer as atividades agroindustriais de pequeno porte. “Esse fortalecimento irá estimular a agricultura familiar, a geração de empregos, o incremento da produção local, a melhoria da qualidade dos produtos e a expansão das oportunidades de mercado para os produtores locais, garantindo o desenvolvimento econômico e social dos municípios, que é o nosso objetivo final”, explica.

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, destaca a importância do SIM para garantir que os pequenos produtores consigam comercializar seus produtos. “Não é justo que a gente estimule a produção, as pessoas produzam e depois não possam comercializar do outro lado da rua porque muda o município, ou até mesmo a unidade federativa, no caso do Distrito Federal. Então o nosso objetivo é pensar em uma certificação regional, para que os nossos produtores tenham a tranquilidade de produzir cada vez mais”, detalha ela.

Além da Seapa e da SEDF-GO, também estão envolvidos ação a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

A programação conta com apresentações de casos de sucesso de municípios que possuem SIM estruturado e de agroindústrias beneficiadas pela iniciativa. A agenda prevê ainda palestra sobre a importância do SIM e rodas de conversa com as entidades envolvidas.

Serviço:
Assunto: I Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Quando: Terça-feira (16/4), a partir das 8h
Onde: Salão de Eventos Colibri Country Club (Quadra 30, Lote 01, Setor Leste – Planaltina/GO)

Programação:
8h – 08h30: Coffee break
08h30 – 10h30: Abertura do Evento
10h30 – 10h50: Case de sucesso do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Verde – GO
10h50 – 12h: Palestras sobre a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SFA/GO, Seapa e Agrodefesa)
12h – 13h: Almoço
13h – 13h20: Case de sucesso da Manteigaria Nacional (Luziânia- GO)
13h20 – 14h50: 1º Roda de Conversa: SEAPA, Agrodefesa, Senar/GO, Sebrae/GO e Sistema OCB Goiás
14h50 – 15h10: Case de sucesso – Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo)
15h10 – 16h40: 2º Roda de Conversa: Senai/GO, Secretaria de Estado do Entorno do DF, Emater/GO, SFA/GO
17h: Encerramento

Foto: Enio Tavares

Legenda: Estruturação do SIM visa fomentar a comercialização de itens produzidos em agroindústrias de pequeno porte

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui