Moara Miranda, especialista em eventos esportivos com Olímpiadas e Copa do Mundo no currículo, destaca evolução da categoria e uma maior valorização do produto.
Modalidade que atrai cada vez mais interesse, nos últimos anos o futebol feminino tem mostrado como pode ser rentável e ter uma audiência engajada. Além da evolução nos gramados e nas condições de trabalho das atletas, as transmissões dos jogos também tem crescido em todo o mundo.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris, o futebol feminino bateu recorde com uma audiência de 71,7 milhões de pessoas na Globo. A modalidade foi a mais assistida pelos brasileiros durante os jogos, seguida pela ginástica olímpica,vista por pouco menos de 70 milhões de telespectadores.
Moara Miranda, especialista em eventos esportivos com participação nas Olimpíadas de 2016 e na Copa do Mundo Feminina de 2023, destaca como os números são positivos para o esporte e refletem o crescimento da modalidade. “A visibilidade faz com que o futebol feminino se torne algo natural e isso é importante para combater o preconceito, além de contribuir para as meninas não terem vergonha de jogar bola. Outro ponto é o aumento de patrocínio, fator que permitirá investimentos em infraestrutura e programas de treinamento, algo essencial para o desenvolvimento da modalidade”, destaca.
Segundo a FIFA, os estádios da Copa do Mundo Feminina de 2023 tiveram ocupação próxima de 84%. Tal número mostra como o público de futebol feminino tem crescido e consumido de maneira engajada o produto. Esse crescente interesse pela modalidade é um fator essencial para um aumento no número de transmissões de jogos, principalmente com boa qualidade.
No Brasil, a fase de grupos da Copa de 2023 foi acompanhada por cerca de 50 milhões de brasileiros na soma das transmissões pela TV Globo e pelo Sportv. Essa maior atenção com o produto demanda um cuidado especial nas transmissões, com mais narradoras sendo escaladas, a exemplo de Natália Lara e Renata Silveira.
Além disso, as parcerias entre federações, ligas e emissoras têm possibilitado uma maior cobertura e acesso aos jogos. Unido a isso, serviços como DAZN e YouTube, principalmente em canais como a CazéTV, têm investido em direitos de transmissão de competições femininas, ampliando o acesso global e nacional.
Desse modo, o crescimento do futebol feminino está associado a um maior cuidado com o produto. Outro ponto relevante é o desenvolvimento de ligas locais, que além de melhorar a qualidade do jogo, também contribui para uma maior visibilidade. Tendo isso em vista, ligas como a NWSL (National Women’s Soccer League) nos EUA e o Campeonato Brasileiro tem cada vez mais audiência. A liga brasileira, inclusive, já conta com transmissão de tv aberta.
Assim, a maior incidência de transmissões esportivas da modalidade rebate o argumento de que o futebol feminino é pouco atrativo. Moara acredita que a partir de maiores investimentos, é sim possível tornar a modalidade cada vez mais atraente. “O crescimento de patrocínios e o aumento da visibilidade midiática são dois sinais poderosos do desenvolvimento do futebol feminino, pois estimulam as Federações locais de Futebol a investir no esporte e despertam o interesse do público. Atualmente já é possível ver algumas partidas do brasileirão com Estádios lotados e as finais são televisionadas”, completa Moara.