FIFA realizou inspeção na Arena Fonte Nova para avaliar cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A visita reuniu autoridades e profissionais envolvidos com o fomento do futebol na Bahia.

Após ser escolhido como país-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027, o Brasil vem recebendo inspeções da FIFA para a definição das cidades-sede do mundial. Na última sexta-feira, 11, a entidade máxima do futebol realizou uma vistoria na Arena Fonte Nova, com a presença da especialista em eventos esportivos internacionais Moara Miranda, que trabalhou na Copa do Mundo de 2014.

Durante as visitas técnicas são avaliadas as condições do estádio, como vestiários, gramados, área de imprensa, hospitalidade, identificando quaisquer áreas que precisem de aprimoramento. Salvador é uma das 12 cidades candidatas a receber a Copa, aspectos como aeroporto, transporte e mobilidade e infraestrutura técnica também são verificados. 

Participante da vistoria e responsável por facilitar a integração entre os participantes e apresentar a Arena Fonte Nova, junto com os funcionários do estádio, a baiana Moara Miranda, que também trabalhou nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro e na Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália, não esconde o orgulho em poder mostrar à FIFA a evolução do futebol feminino na Bahia, bem como as condições que o estádio oferece para o torneio

“É muito especial para mim, que joguei futebol quando criança e trabalhei na Copa do mundo de 2014, na Arena Fonte Nova, participar dessa inspeção e poder apresentar para a FIFA, esse estádio onde vivi momentos inesquecíveis e também falar sobre a evolução do futebol feminino na Bahia, ao lado de Taíse Galvão, Diretora de Competições da Federação Baiana de Futebol. Estou muito confiante na escolha de Salvador como cidade sede do Mundial feminino em 2027, pela infraestrutura que possui. Receber um evento dessa magnitude será transformador para a Bahia, pois servirá de inspiração para muitas meninas, contribuirá para promover a igualdade de gênero no esporte, e, com o aumento da visibilidade, irá atrair mais investimentos de patrocinadores, além de apoio governamental e da mídia, o que contribuirá para o desenvolvimento de programas de base, que são fundamentais para formar novas jogadoras.”, destaca.

Além das questões de infraestrutura e logística, outro aspecto importante para a entidade é entender como Salvador usará a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar um impacto positivo em suas comunidades e, em especial, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem cada vez mais com o futebol.

Nesse contexto, a Diretora de Competições da Federação Baiana de Futebol, FBF, Taíse Galvão, reforça sua confiança na escolha de Salvador como cidade-sede. “A visita de inspeção técnica da FIFA é um momento decisivo para Salvador em sua candidatura como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Estamos certos de que nossa cidade cumpre rigorosamente todas as exigências, com uma infraestrutura hoteleira de alta capacidade, um aeroporto internacional estrategicamente posicionado e uma mobilidade urbana em constante aprimoramento. Tanto a Federação, quanto a prefeitura, o governo do estado e os torcedores estão alinhados e confiantes no sucesso desta candidatura. Salvador não só atende aos requisitos técnicos, mas também possui a paixão e o comprometimento para ser um palco de excelência para o futebol feminino mundial. Estamos prontos para fazer história”. 

A inspeção teve como líder a Diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin e contou também com a presença do Vice-Presidente da FBF, Manfredo Lessa e representantes do Governo do Estado, como a Chefe de Gabinete da Setur, Giulliana Brito, representantes da Prefeitura de Salvador, como a Vice – Prefeita, Ana Paula Matos e do CEO da Arena Fonte Nova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui