A seleção masculina da Espanha conquistou mais um título após ser coroada campeã olímpica em uma dramática vitória de 5-3 sobre os anfitriões franceses na disputa pela medalha de ouro em Paris.
A equipe vencedora contou com 19 jogadores da LALIGA, vindo de 12 clubes diferentes das ligas LALIGA EA SPORTS e LALIGA HYPERMOTION (RCD Espanyol, Atlético de Madrid, UD Almería, Girona FC, FC Barcelona, Real Sociedad, Valencia CF, Sevilla FC, Villarreal CF, CA Osasuna, Deportivo Alavés e Rayo Vallecano), sendo que apenas um deles ainda não se tornou titular no time principal.
A seleção também contou com apenas dois jogadores da equipe campeã da Euro 2024, que venceu a Eurocopa na Alemanha há apenas um mês: Alex Baena, do Villarreal CF, que marcou na final, e Fermín López, do FC Barcelona, que marcou duas vezes e terminou o torneio como o segundo maior artilheiro com seis gols.
A vitória da seleção na Euro 2024, com um resultado de 2-1 sobre a Inglaterra em julho, foi o quarto título europeu da equipe. O que pode ter surpreendido os fãs fora da Espanha, mas já era evidente para quem acompanha o futebol espanhol de perto, foi o quão equilibrada e diversificada era a equipe de Luis de la Fuente em termos de representação dos clubes.
E, talvez mais revelador, 25 dos 26 jogadores passaram pelas categorias de base em 11 clubes diferentes da LALIGA das duas principais divisões (Athletic Club, FC Barcelona, Real Betis, RC Celta, UD Las Palmas, CA Osasuna, Real Madrid, Real Sociedad, Sevilla FC, CD Tenerife e Villarreal CF), um forte indicador do radar de talentos que as academias espanholas estão, ano após ano, para complementar a chegada de estrelas vindo do exterior.
As seleções nacionais da Espanha, impulsionadas pelo contínuo fluxo de talentos e desenvolvimento de base nos clubes da LALIGA, são atualmente a força mais dominante do futebol europeu. A equipe masculina é campeã europeia (2024), campeã olímpica (2024), campeã da Liga das Nações (2023) e campeã europeia sub-19 (2024), enquanto a equipe feminina é campeã mundial (2023), campeã da Liga das Nações (2024) e campeã europeia sub-19 (2024).
Tal domínio no futebol internacional é sem precedentes, e não há lugar melhor para acompanhar e apreciar o melhor talento, tanto estabelecido quanto emergente, do que na LALIGA. A temporada começa esta semana, tanto na LALIGA EA SPORTS quanto na LALIGA HYPERMOTION, na quinta-feira, 15 de agosto.