Artem Dovbyk faz história no Girona FC e vence Prêmio Pichichi da temporada

A temporada 2023/24 da LALIGA EA SPORTS oficialmente terminou, com a 38ª rodada encerrando mais uma campanha. Embora o título, a disputa europeia e a luta contra o rebaixamento já estivessem decididos, os jogadores competiram até o apito final destes últimos jogos da temporada pelos Prêmios Individuais como o Troféu Pichichi, o Troféu Zarra e o Troféu Zamora.
 

Artem Dovbyk é o vence o primeiro Pichichi do Girona FC

Entregue anualmente ao artilheiro da liga, o Troféu Pichichi é um dos prêmios individuais mais prestigiados do futebol espanhol. Antes desta temporada, o ele havia sido conquistado por jogadores do FC Barcelona ou do Real Madrid em cada uma das últimas 14 campanhas. Historicamente, nenhum jogador recebeu mais prêmios do que Lionel Messi, que venceu o Troféu Pichichi oito vezes. Estrelas como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Robert Lewandowski também conquistaram o troféu nos últimos anos, mas desta vez o vencedor não foi nem do FC Barcelona nem do Real Madrid.
 

Tendo marcado 24 gols em 36 jogos da liga, Artem Dovbyk se tornou o primeiro ucraniano e o primeiro jogador do Girona FC a ganhar o Troféu Pichichi. Dovbyk contribuiu com a maioria dos gols na impressionante campanha do Girona FC, com a equipe catalã terminando em terceiro na tabela da LALIGA EA SPORTS e garantindo a classificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez em sua história. O atacante marcou seis gols de cabeça e sete de pênalti, com quatro de seus gols sendo decisivos. Tendo também registrado oito assistências, Dovbyk contabilizou um total de 32 contribuições, tornando-se um dos melhores atacantes em solo espanhol na última temporada.
 

Ele foi seguido nas tabelas de artilharia pelo atacante do Villarreal CF, Alexander Sørloth, que marcou um total de 23 gols, incluindo quatro gols na penúltima rodada, em um empate de 4-4 contra os campeões Real Madrid. No entanto, o hat-trick de Dovbyk na última rodada garantiu que este prestigioso troféu fosse para o Estadi Montilivi.
 

Dois jogadores dividiram o Troféu Zarra
 

Sendo considerado apenas espanhóis, Borja Mayoral e Álvaro Morata irão compartilhar o Troféu Zarra, tendo marcado 15 gols cada um. Esta é a segunda vez nos últimos três anos que este prêmio é compartilhado por dois jogadores, com Iago Aspas e Raúl de Tomás também sendo co-vencedores em 2021/22 com 17 gols cada.
 

Morata teve a oportunidade de aumentar sua contagem na última rodada, mas não conseguiu encontrar as redes após entrar como substituto nos 20 minutos finais da vitória de 2-0 do Atlético de Madrid sobre a Real Sociedad. Enquanto ele marcou em 32 jogos, Mayoral conseguiu alcançar esse número em apenas 27 jogos. De fato, o atacante do Getafe CF não joga desde o primeiro fim de semana de março devido a uma lesão de longa duração, mas teve um desempenho tão bom nos três primeiros quartos da campanha que nenhum outro espanhol o superou.

Unai Simón é o mestre das redes invictas

O Athletic Club terminou uma temporada espetacular registrando uma vitória por 1-0 fora de casa contra o Rayo Vallecano na 38ª rodada. O espanhol Unai Simón começou no gol, registrou sua 18ª partida sem sofrer gols na temporada e conquistou o Troféu Zamora, tornando-se o primeiro goleiro do clube a ganhar o prêmio desde a lenda, José Ángel Iribar, em 1969/70.
 

Entregue a cada temporada ao goleiro com a melhor média de gols sofridos entre aqueles que jogaram um mínimo de 28 jogos, Simón venceu o prêmio após terminar a campanha com uma média de 0,91. Ele terminou à frente do goleiro do FC Barcelona, Marc-André ter Stegen (0,96) e do goleiro da Real Sociedad, Álex Remiro (1,00), tornando-se o primeiro espanhol a ganhar o prêmio desde o ex-goleiro do Barça, Víctor Valdés, que conquistou o troféu em quatro temporadas consecutivas entre 2008/09 e 2011/12.

Outros jogadores de destaque em 2023/24

Nenhum jogador da LALIGA EA SPORTS fez mais assistências em 2023/24 do que Álex Baena. O meia do Villarreal CF teve uma temporada excepcional, liderando as tabelas com 14 assistências e terminando à frente do ala do Athletic Club, Nico Williams (11), do atacante do Girona FC, Savinho (10), e do capitão do RC Celta, Iago Aspas (10).
 

Enquanto isso, o veterano do Girona FC, Cristhian Stuani, foi o jogador que mais marcou gols vindo do banco nesta temporada, com sete, enquanto Sørloth e a estrela do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann, marcaram mais gols decisivos do que qualquer outro jogador na liga, com oito cada.

Menção especial ao Jude Bellingham, que chegou na LALIGA EA SPORTS nessa temporada, registrando 19 gols e seis assistências em 28 jogos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui