spot_img

Samsung Ads revela como o Mundial transforma a sala de casa

em arquibancada e impulsiona consumo nas Smart TVs da marca

Novo levantamento de consumo de conteúdo da marca detalha como o evento que mobiliza o País torna-se vitrine estratégica para os anunciantes

Já em clima de Mundial, a Samsung Ads, braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics, traz um novo mapeamento de consumo de conteúdo nas CTVs da marca, revelando o comportamento das audiências brasileiras para o evento esportivo mais aguardado do planeta. O levantamento mostra que 93% dos espectadores da marca pretendem assistir aos jogos em suas TVs conectadas, e 77% afirmam que vão acompanhar todas as fases do campeonato, um reflexo direto do poder de engajamento do futebol no Brasil, que segue sendo um ponto de encontro entre paixão, entretenimento e convivência.
 

A expectativa é alta, já que 90% consideram o Mundial um evento imperdível e 86% acreditam que ele representa mais do que futebol: uma paixão nacional. Essa empolgação também se traduz em consumo, uma vez que 53% pretendem comprar uma nova Smart TV ou assinar algum aplicativo de streaming, ou TV por assinatura para assistir aos jogos. E, quando o assunto é onde assistir, a TV linear continua forte pois 93% dos torcedores afirmam que consumirão o evento em canais lineares tradicionais, enquanto 70% planejam acompanhar as partidas por aplicativos de streaming.

Jogos do Mundial: o palco das maiores emoções
 

Os jogos da seleção brasileira continuam no topo da preferência nacional, com 93% do público declarando que pretende acompanhar o Brasil em campo. Em seguida, vêm seleções que estão em destaque (66%), as que geram simpatia (53%) e as tradicionais (49%). Entre as favoritas estrangeiras, destacam-se:
 

1º Portugal;

2º Argentina;

3º Alemanha;

4º Itália;

5º Espanha.
 

Mundial: mais do que 90 minutos de bola rolando
 

Em dia de jogo, o comportamento do torcedor ganha alguns rituais. Antes de a bola rolar, 70% pretendem reunir amigos e familiares para assistir junto, 37% querem acompanhar o pré-jogo e as discussões e 46% vão comprar comidas e bebidas, enquanto 28% optam pelo delivery.
 

No intervalo, o público segue conectado: 58% assistem aos melhores lances ou análises, 57% navegam entre canais e plataformas e 34% pesquisam mais informações sobre as marcas vistas nas transmissões. E o pós-jogo continua animado: 84% permanecem em clima de festa ou resenha, 76% mudam de canal ou plataforma e 28% preparam algo para comer.

 Publicidade em campo
 

A atenção à publicidade durante o Mundial é equilibrada: 53% dos torcedores estão atentos aos anúncios antes do jogo e 50% depois. As campanhas que mais engajam são as que traduzem emoção, identificação com o torcedor e símbolos culturais do País, especialmente quando contam com ex-jogadores da seleção. Entre os formatos que mais engajam, destacam-se:

  • ofertas exclusivas de produtos e serviços relacionados ao Mundial;
  • conteúdos interativos (jogos, quizzes, enquetes);
  • conteúdos exclusivos e de bastidores;
  • campanhas com causas sociais ou ligadas ao esporte.

Para 38% dos espectadores, a lembrança de um anúncio está diretamente ligada à sua criatividade. E, comparado a outros campeonatos, o Mundial amplia todos os índices, apresentando:

  • Coviewing 2x maior do que a média nacional;
  • 25% mais atenção da audiência;
  • Se lembram 2,5 vezes mais de campanhas criativas.

As verticais mais associadas ao evento são merchandising, turismo, tecnologia, bebidas alcoólicas, serviços financeiros, alimentos, telecomunicação, eletrônicos, acessórios, bebidas não alcoólicas, vestuário e automóveis.
 

O comportamento da audiência esportiva nas Smart TVs
 

A análise da Samsung Ads mostra que o esporte é o segundo tipo de conteúdo mais assistido nas Smart TVs da marca, atrás apenas de “Notícias” e à frente de “Novelas e Filmes”. Atualmente, o Brasil soma mais de 28 milhões de potenciais consumidores fãs de esportes, sendo mais de 7 milhões de TVs conectadas consumindo conteúdo do gênero.
 

Dessa base, 40 milhões de horas consumidas por mês são de programas esportivos, sendo 91% desse tempo dedicado ao futebol.
 

Fiel e apaixonado por futebol
 

Paixão nacional, nas transmissões de canais de tv aberta e paga, o futebol é o esporte mais consumido, tanto por homens quanto por mulheres, seguido por vôlei, basquete, automobilismo e skate. Esse amor também se reflete nos games, uma vez que a modalidade é a favorita, à frente de baseball, hockey, futebol americano e F1. Em 2024, 8,3 milhões de Smart TVs se conectaram a pelo menos uma partida de futebol.
 

Entre os torcedores, 49% se consideram fanáticos, 93% têm um time do coração no Brasil e 20% torcem também por um time internacional. As partidas são assistidas majoritariamente em Smart TVs (88%), com preferência por domingos (63%) e em casa (90%), sendo que 70% assistem em telas acima de 42 polegadas.

Quando a bola rola, a audiência dispara
 

Grandes clássicos e jogos decisivos são momentos de pico:

  • 80% preferem as finais e partidas decisivas;
  • 73% ficam com os clássicos nacionais;
  • 74% escolhem jogos de fim de semana. Nessas ocasiões, há 50% mais devices conectados e 2 vezes mais tempo de tela.

Em 2024, as maiores audiências foram:

  • final da Libertadores (Atlético Mineiro x Botafogo) – 2,9 milhões de devices conectados;
  • semifinal da Libertadores (Botafogo x Peñarol) – 2,6 milhões de devices;
  • final da Champions League, que registrou quase 3 vezes mais devices e 4 vezes mais tempo de tela nos canais de transmissão (se comparado com as semanas anteriores).

Em média, uma Smart TV muda de canais lineares para plataformas de streaming e vice-versa 4,6 vezes durante uma partida de futebol (considerando uma hora antes e uma hora depois do horário do jogo), com dispositivos chegando a mudar até 12,5 vezes em jogos específicos como o do Cruzeiro x Atlético Mineiro na libertadores. Além disso, clássicos e finais chegam, respectivamente, a 5,2 vezes e 3,3 vezes em média, mostrando que a audiência é se mantem mais conectada à finais de campeonatos.
 

Mesmo após o apito final, o engajamento continua porque 89% permanecem conectados, sendo que 91% seguem em canais lineares e 35% migram para plataformas de streaming.
 

A paixão por esportes fora das telas
 

Fora das transmissões, 83% dos fãs praticam esportes, principalmente futebol, vôlei e natação. Já 80% utilizam equipamentos esportivos e 78% compraram algum item relacionado a esporte nos últimos 6 meses, como torcedores ou praticantes. Em ano de Mundial, toda essa energia se potencializa, transformando audiências em comunidades, salas em arquibancadas e espectadores em protagonistas de uma paixão de move o País.
 

Fontes: dados proprietários Samsung Ads Brasil I +23.4MM de Smart TVs ativas e conectadas em setembro de 2025 I média de 4 pessoas por Smart TV; Estudo sobre consumo de CTV da Comscore, com 3K respondentes no Brasil de outubro de 2024; Estudo proprietário da marca junto ao Offerwise sobre consumo de futebol em Smart TVs em 2025; Dados proprietários Samsung Ads Brasil de dezembro 2024. 

Sobre a Samsung Ads

Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Da Redação