Salão Nacional do Turismo comemora a retomada do crescimento do setor no país

por Sinval Souza

Com representantes de todo o Brasil em Brasília, a 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, realizado de 15 a 17 de dezembro, na Arena BRB, ofereceu aos visitantes experiências de imersão em manifestações culturais, atrações artísticas e diversas atividades de promoção do turismo brasileiro. Foram três dias de celebração e de reencontro do setor, considerado o segundo maior gerador de empregos do país e responsável por 8% do PIB nacional.

Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento contou com a presença do trade turístico brasileiro e teve a CNC como grande apoiadora, por meio das unidades do Sesc e do Senac de todos os estados e do Distrito Federal, responsáveis por mostrar aos visitantes um pouco da cultura de cada região, com atrações culturais e oficinas gastronômicas. Entre os parceiros também estiveram a Setur-DF, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Sebrae Nacional.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, e o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participaram da abertura ao lado de outras autoridades, como do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da vice-governadora do DF, Celina Leão, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, entre outros.

Representando o Sistema Comércio da capital, essencial na realização do evento por meio do Sesc-DF e do Senac-DF, Aparecido reiterou que o fomentou ao turismo é uma das prioridades de sua gestão. “Estamos focados em fazer do Distrito Federal um ótimo destino para brasileiros e estrangeiros, e explorar todo seu potencial. Aqui temos os mais diversos tipos de turismo, entre eles o cívico, gastronômico, rural, esportivo, de negócios e até náutico, graças ao nosso Lago Paranoá. Para isso, a Fecomércio-DF, o Sesc-DF e o Senac-DF trabalham de forma integrada, na promoção de pacotes de viagens, formação de mão de obra em todas as áreas e na proposição de políticas públicas junto aos Poderes Legislativo e Executivo”, explicou.

Balanço

Com a presença dos 26 estados, mais o Distrito Federal, o evento foi o grande retorno da maior vitrine do turismo nacional e que apresentou ao público toda a política pública que vem sendo desenvolvida para o desenvolvimento do setor.

“Nós temos hoje uma grande oportunidade de sermos protagonistas, e esse Salão veio mostrar isso. Nós queremos turismo responsável, queremos turismo sustentável, turismo inclusivo, de base comunitária, e o Brasil inteiro quer isso”, declarou o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão resumiu a oportunidade do público dialogar e conhecer a diversidade brasileira, aproximando a cultura, a gastronomia, a natureza e todos os destinos do país.

Com informações do MTur
Fotos: Cristiano Costa/Fecomércio-DF e Pedro França/MTur 

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