Duplicata Escritural e BaaS são vistas como as de maior potencial de novas receitas, enquanto Pix e IA já apresentam impactos concretos
Durante o CONECTA ABBC, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a consultoria BIP apresentaram a pesquisa Panorama da Inovação no Sistema Financeiro, que ouviu instituições financeiras de diferentes portes e segmentos (S1 a S5). O levantamento revela que as associadas estão avançando simultaneamente em diversas frentes de inovação, desde soluções de pagamento até iniciativas tecnológicas e adaptações estruturais.
O estudo mostra que, enquanto o Pix já se consolidou como gerador de receitas e infraestrutura essencial de pagamentos, a Duplicata Escritural e o Banking as a Service (BaaS) despontam como as iniciativas com maior potencial de abrir novas oportunidades de negócio.
“Vivemos um momento em que diferentes inovações avançam em paralelo, cada uma com um papel específico para o sistema financeiro. A IA traz eficiência e novos serviços, o Pix já é uma realidade de receitas, e Duplicata Escritural e BaaS apresentam grande potencial de expansão de negócios”, afirma Leandro Vilain, CEO da ABBC.
A pesquisa também revela que a Inteligência Artificial já está em uso por 62% das instituições, sendo considerada por 79% delas como a principal ferramenta para ganhos de eficiência. Além de automatizar processos, a IA permite criar soluções personalizadas em crédito e atendimento.
Segundo Luigi Iervolino (foto), sócio da BIP, os resultados reforçam a diversidade de frentes que estão em curso no setor: “As instituições equilibram a modernização regulatória com projetos de inovação que aumentam competitividade, eficiência e geração de novas receitas”.
O levantamento ainda mostra que a agenda de inovação abrange diferentes iniciativas regulatórias e tecnológicas, como Open Finance, Split Payment, VASP/ativos virtuais e tokenização. Entre essas, Pix e Open Finance já estão implementados na maioria das instituições, enquanto as demais ainda avançam em diferentes estágios de adoção. Outro destaque é que 73% das instituições contam com orçamento dedicado para pelo menos uma dessas frentes de inovação.
Também foi identificado um recorte por segmentos: instituições S3 tendem a enxergar mais oportunidades de negócio nas iniciativas avaliadas, enquanto as S4 concentram esforços em adequações regulatórias.
Sobre a ABBC
A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983, com o objetivo de colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. Atualmente, a ABBC tem mais de 120 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Entre seus eixos estratégicos estão representatividade, prevenção a fraudes e cibersegurança, e competitividade no mercado financeiro.