Em fase de testes no Brasil, a tecnologia Palm Vein permite transações sem cartão ou celular, reforçando o compromisso das empresas com inovação e segurança
A Ingenico, em parceria com a Cielo, iniciou no Brasil os testes do pagamento biométrico Palm Vein, que permite aos consumidores realizarem pagamentos apenas posicionando a palma da mão sobre um sensor.
Onde aconteceu? Os testes foram realizados em uma lanchonete localizada na sede da Cielo, em Barueri, pelo Garagem, o hub de inovação da empresa.
O que é? Testes do programa de pagamento biométrico Palm Vein no Brasil, uma parceria com Cielo e Ingenico, com cartões de crédito Visa e Mastercard em escopo reduzido para prova de conceito.
O que já foi feito? Transações de crédito efetuadas com sucesso.
Como funciona? Consumidores pagam apenas posicionando a palma da mão sobre um sensor, sem necessidade de cartões ou dispositivos móveis.
É uma inovação? PalmSecure, da Fulcrum Biometrics (Fujitsu), utiliza sensores e luz infravermelha para capturar padrões únicos das veias da palma. Estão sendo avaliados aspectos técnicos, usabilidade e comportamento do consumidor para aprimorar a tecnologia.
É seguro? A biometria da palma da mão oferece proteção contra fraudes e é praticamente impossível de ser replicada.
Qual o objetivo? Objetivo da Cielo com a POC: testar hipóteses sobre como a tecnologia biométrica será relevante para os estabelecimentos comerciais e as pessoas consumidoras.
Saiba mais:
A Ingenico, em parceria com a Cielo, iniciou no Brasil os testes do programa de pagamento biométrico Palm Vein, que permite aos consumidores pagar suas compras apenas posicionando a palma da mão sobre um sensor.
O Garagem é o time dedicado a dar suporte à inovação de produtos, soluções e tecnologia na Cielo. Essa equipe trabalha com o objetivo de acelerar novas soluções e posicionar a empresa como referência em inovação e tecnologia. A missão do Garagem é “antecipar, provocar e construir a Cielo do futuro”, conectando soluções com necessidades e testando novas tecnologias e modelos de negócio.
As experiências acontecem por meio do Garagem, time dedicado a dar suporte à inovação de produtos, soluções e tecnologia na Cielo, em conjunto com Ingenico Labs. No local, os clientes registram suas credenciais de pagamento e dados biométricos para efetuar transações rápidas e seguras, sem necessidade de cartão ou dispositivos como smartwatches e celulares. Após feito o cadastro, as pessoas usuárias podem pagar com a mão quantas vezes quiserem, em menos de 5 segundos e sem necessidade do uso de celular ou cartões.
O processo conta com a participação ativa do Ingenico Labs, centro de excelência da empresa formado por uma equipe multidisciplinar de especialistas em marketing, tecnologia e pesquisa. Esse time está diretamente envolvido no desenvolvimento e acompanhamento do programa Palm Vein, garantindo que a solução esteja alinhada às tendências emergentes e às necessidades do mercado. O Ingenico Labs atua em todas as linhas de negócios e regiões da empresa, impulsionando iniciativas inovadoras como esta, que representam o futuro dos pagamentos presenciais.
“Desenvolvemos uma solução inovadora que permite aos usuários associarem sua biometria da palma da mão a qualquer cartão de pagamento, proporcionando uma experiência de checkout mais fluida, segura e conveniente. A tecnologia emprega sensores avançados para identificar padrões únicos da palma, oferecendo um alto nível de proteção contra fraudes. O objetivo é tornar o processo de pagamento mais ágil e eficiente, reduzindo filas e aumentando o conforto dos consumidores no ponto de venda.”
Em 2025, a Cielo celebra 30 anos de uma trajetória marcada pela inovação no setor de meios de pagamento. A recente parceria com a Ingenico e a adoção da tecnologia Palm Vein reforçam esse compromisso contínuo com o futuro.
Nossa história está profundamente entrelaçada com a evolução dos pagamentos no Brasil. Essa transformação constante só é possível porque desafiamos o mercado e estamos sempre atentos às tendências e soluções que elevam a experiência dos nossos clientes”, destaca Carlos Alves. A biometria da palma da mão simboliza a conexão entre o legado da Cielo e um novo patamar de modernidade, segurança e conveniência.
A POC (Prova de Conceito) segue em fase de aprendizado, com testes que avaliam aspectos técnicos, usabilidade, comportamento do consumidor, além de fatores visuais e culturais. A intenção é aprimorar a tecnologia para que o pagamento pela palma da mão se torne uma alternativa prática, segura e acessível no cotidiano das pessoas. Assim, Ingenico e Cielo avançam na construção de um futuro em que a biometria redefine a forma como realizamos pagamentos presenciais, combinando inovação tecnológica e experiência do usuário para transformar o mercado.
A Ingenico é líder global em aceitação de pagamentos e serviços. Apoiamos os nossos clientes e os seus clientes a fazerem mais com pagamentos. Atuando em 32 países, com mais de 3.000 funcionários, estamos à frente do cenário comercial há mais de quatro décadas. Com dezenas de milhões de dispositivos de pagamento implantados em todo o mundo, alimentados por mais de 2.500 aplicativos, atendemos às necessidades de milhões de consumidores todos os dias. Através das nossas soluções integradas avançadas e da nossa rede de parcerias, simplificamos o mundo dos pagamentos oferecendo serviços de valor agregado para impulsionar o comércio.