InícioEconomiaEducação, inovação e sustentabilidade são temasde seminário da Febraban

Educação, inovação e sustentabilidade são temasde seminário da Febraban

Seminário Febraban de Relacionamento com o Consumidor (Semarc Nacional 2025) sediará 1ª cerimônia pública de entrega dos selos da autorregulação e apresentação do Guia de Boas Práticas de Educação Financeira, com Banco Central


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília (DF), a 21ª edição do Seminário Febraban de Relacionamento com o Consumidor – Semarc Nacional 2025.

O evento terá como tema principal “Consumo consciente e inovação: educação, transparência e sustentabilidade”, abordando a autonomia e proteção ao consumidor em um mercado cada vez mais digital, e reunirá representantes de instituições financeiras, da Febraban, representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Banco Central e especialistas em consumo.

O evento é restrito a convidados, mas os debates estarão disponíveis no site oficial do seminário.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, e a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil, Izabela Correa, farão a abertura do evento, às 14h. Na sequência, o diretor de Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, e o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, Luis Mansur, farão o lançamento do Guia de Boas Práticas de Educação Financeira, que reúne 20 iniciativas de bancos associados e propõe caminhos para ampliar o alcance, a efetividade e o impacto da educação financeira no país.

Ao longo dos dois dias de evento, diferentes temas serão debatidos, como economia e educação financeira; consumo e sustentabilidade, e tecnologia, com o Open-Finance. O primeiro painel falará sobre decisões financeiras mais conscientes.

A proposta é mostrar como a economia global, compras por impulso e educação financeira influenciam o comportamento do consumidor.

O debate trará a perspectiva de quem vive nas favelas, com a participação de Preto Zezé, cofundador da Central Única das Favelas (CUFA), além da psicóloga Tatiana Filomensky, coordenadora no Ambulatório de Impulsividade do HC de São Paulo, que abordará a questão comportamental do consumidor.

Já no painel sobre clima, consumo e sustentabilidade, o foco são as respostas do sistema financeiro a eventos climáticos extremos, sobretudo sobre como conscientizar e preparar os consumidores diante do aquecimento global.

A tecnologia terá espaço nas discussões, mostrando como o sistema financeiro aberto permite ao consumidor compartilhar, com sua autorização, seus dados financeiros de forma segura entre diferentes instituições.

O seminário também concluirá os trabalhos dos debates regionais que ocorreram durante o ano, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e, principalmente, somar esforços para a construção de ações conjuntas que promovam o acesso a produtos e serviços bancários e a proteção do consumidor.

“Por mais um ano, o Semarc reforça o compromisso do setor bancário com o diálogo franco, transparente e construtivo entre instituições financeiras, órgãos de defesa do consumidor e reguladores, fortalecendo as relações de consumo com a proteção do consumidor na agenda estratégica do setor financeiro”, afirma o diretor Amaury Oliva, da Febraban.

A edição deste ano conta ainda com uma novidade: a 1ª cerimônia de entrega dos selos da Autorregulação Febraban para aquelas instituições que atingiram os percentuais de conformidade mínimos exigidos nos monitoramentos realizados pela Diretoria de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban — um marco no compromisso do setor bancário com a transparência e o fortalecimento das boas práticas.

Entre os palestrantes confirmados para o Semarc deste ano estão:

– Secretária-adjunta de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Daniele Correia Cardoso;

– CEO da Associação Open Finance, Ana Carla Abrão;

– Sócio no Madruga BTW Advogados, Antenor Madruga;

– Sócio da GO Associados e Professor da FGV EAESP, Gesner Oliveira;

– Vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa, Jean Benevides;

– Vice-presidente de Clientes da Amil, Julia Pereira da Silva;

– Ouvidora-geral do Banco do Brasil, Karine Etchepare Wernz;

– Diretora-executiva do PROCON CARIOCA e presidente da PROCONSBRASIL, Renata Ruback

– Conselheiro de Autorregulação da Febraban/ABBC, Renato Martins Oliva;

– Professor de Direito do Consumidor na Escola de Direito de Brasília – IDP, Ricardo Morishita Wada;

– Ouvidor do Itaú Unibanco, Rogerio Taltassori;

– Coordenadora no Ambulatório de Impulsividade do HC/SP, Tatiana Filomensky.

Mais informações e a programação completa podem ser consultados neste link.

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Da Redação