A companhia conquistou a nota A- em ambos os eixos e manteve a nota B em “Mudanças Climáticas”, reafirmando seu compromisso contínuo com a agenda climática
A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e proprietária das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, avançou em duas das três categorias da lista do CDP, que avalia o desempenho em gestão e transparência ambiental. No critério “Segurança Hídrica”, a empresa obteve um avanço significativo, subindo de C para A-, refletindo a gestão eficiente dos recursos hídricos. Em “Florestas”, que analisa indicadores sobre as commodities soja, óleo de palma e madeira, a evolução também foi expressiva, com a empresa alcançando uma pontuação consolidada de A- para todas as commodities (anteriormente B-, D e C, respectivamente). Em “Mudanças Climáticas”, a BRF manteve a nota B, reafirmando seu compromisso contínuo com a agenda climática. Esses avanços demonstram o compromisso da empresa em promover uma produção de alimentos sustentável, de baixo impacto ambiental, com 100% de sua cadeia de grãos monitorada e livre de desmatamento, levando produtos de qualidade a milhões de pessoas em 127 países.
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gerencia o maior sistema de divulgação ambiental do mundo para empresas, cidades, estados e regiões. Seu processo anual de pontuação é reconhecido como o padrão ouro em transparência ambiental corporativa. Alinhado com a Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) e a Task Force on Nature-related Financial Disclosures (TNFD, o CDP possui o maior banco de dados ambientais, cujas pontuações orientam decisões de investimento e compras em direção a uma economia sustentável e de carbono zero. Considerada o “Oscar” da sustentabilidade, a lista do CDP reúne empresas que atendem aos critérios rigorosos da organização, incluindo governança, estratégias ambientais, gestão de riscos e definição de metas e métricas nos eixos de mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas. As empresas são classificadas de “A” a “D”, sendo “A” o mais alto nível de liderança ambiental, indicando transparência total na divulgação de dados e ações significativas para mitigar os impactos ambientais.
“Evoluir em nossa pontuação no CDP é um grande reconhecimento para a BRF, pois reflete nosso compromisso com a transparência e a sustentabilidade ambiental. Esse reconhecimento valida nossas ações em relação às mudanças climáticas, gestão dos recursos hídricos e a preservação das florestas, e nos fortalece, ainda mais, no setor de alimentos”, conta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade da companhia.
Destaques em sustentabilidade
Na frente de mudanças climáticas, a BRF teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), tornando-se a primeira companhia do setor de alimentos do Brasil a ter aprovação de acordo com a nova metodologia FLAG, sigla em inglês para florestas, uso da terra e agricultura. O compromisso da companhia é reduzir em 51% as emissões diretas de suas operações (escopos 1 e 2), incluindo as emissões geradas pelas fábricas, centros de distribuição e o consumo de energia nas operações próprias, até 2032. Já para as emissões indiretas, que abrangem a cadeia de valor (escopo 3), responsável por 98% das emissões da empresa, a meta é a reduzir 35,7%, também até 2032, com o desafio de se tornar uma companhia Net Zero, neutralizando suas emissões residuais.
Desde 2023, a BRF monitora 100% dos fornecedores diretos de grãos dos biomas em que atua. Entre os indiretos, a empresa alcançou mais de 90% em 2024 e mantem a meta de atingir 100% em 2025. Na frente de energia renovável, com as parcerias firmadas em 2021 com a AES Brasil e Power China — antiga Pontoon — para a construção dos parques eólico e solar, respectivamente, a BRF vêm avançando em direção ao seu compromisso de ter 100% energia elétrica renovável até 2030.
Para integrar os produtores rurais de aves e suínos à agenda de sustentabilidade, a BRF firmou parcerias com instituições financeiras para facilitar o financiamento da instalação de painéis solares nas granjas, atingindo cerca de 57% do volume de aves produzidos com energia solar. Atualmente mais de 1.500 produtores já estão produzindo com energia solar. Além da vantagem ambiental, a migração tem proporcionado a e eles uma redução média de 95% no custo de energia. O total gerado nessas propriedades equivale ao consumo de uma cidade de 230 mil habitantes.
Além dessas iniciativas, a companhia aproveita a disponibilização de recursos oriundos dos Programas de Eficiência Energética das distribuidoras de energia, sob recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com ações como a substituição de motores e bombas elétricas comuns para equipamentos de alto rendimento, o que também traz impactos relativos às emissões de GEE.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 120 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para quase 100 mil colaboradores no mundo, mais de 415 mil clientes e aproximadamente 9,5 mil produtores integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.