Entidades tiveram um encontro nesta quinta-feira (14/6) para tratar sobre o tema e compartilhar experiências
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) promoveram, na tarde desta quinta-feira (13), em Brasília/DF, um workshop sobre a internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) nas instituições financeiras.
O evento faz parte da iniciativa liderada pela AFD, em parceria com a ABDE, e com a implementação da Frankfurt School of Finance & Management (FS). O objetivo é potencializar as atividades já desenvolvidas previamente junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outros parceiros para a promoção da Agenda 2030 da ABDE e fortalecer as ações para atingir as metas dos ODS pelo Sistema Nacional de Fomento (SNF).
O diretor executivo da ABDE, André Godoy, e o diretor sênior de Investimentos da AFD, Alejandro Barreneche, realizaram a abertura do encontro. Em sequência, a líder de Missão da Frankfurt School of Finance & Management, Débora Massulo, apresentou o artigo “ABDE: Impulsionando as IFDs para alcançar os ODS no Brasil”. Ela destacou a importância, os conceitos e os impactos do processo de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas instituições financeiras.
A equipe de especialistas da AFD, Estelle Mercier e Emmanuelle Matz, apresentou a taxonomia desenvolvida pela Agência para a classificação de projetos nos ODS, onde expuseram com detalhes as experiências da AFD na internalização nas instituições financeiras.
O evento contou com a presença de representantes de parceiros colaterais da Associação, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW) e a Climate Politcy Initiative.
Também participaram integrantes de cerca de dez instituições que compõem do SNF, sendo elas: Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Badesul), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Sicoob, Agência de Fomento do Estada da Bahia (Desenbahia) e Agência de Fomento do Estado do Paraná.