Ruas mais seguras no Setor Habitacional Água Quente

Vias não pavimentadas da região receberam mais de 160 toneladas de materiais para nivelamento e compactação, minimizando os estragos das chuvas

Máquinas na pista: região recebe serviços de manutenção geral | Fotos: GDF Presente

O Setor Habitacional Água Quente, localizado a cerca de 45 km de distância do centro de Brasília, desde o último sábado (4) recebe reforço das equipes do GDF Presente para ações emergenciais de manutenção de vias da região que foram danificadas pelas intensas chuvas.

Até o momento, cerca de 80 toneladas de resíduos de construção civil (RCC) foram utilizadas para a manutenção de vias não pavimentadas do setor. Juntamente com o RCC, aproximadamente 80 toneladas de material fresado também foram utilizadas no serviço, ajudando na compactação do terreno.

“Na época das chuvas sempre há muitos problemas, mas agora o pessoal está fazendo um bom trabalho, tirando as erosões, vai ajudar muito”Mauro Matos, comerciante e morador de Água Quente

“O impacto das chuvas foi muito forte por aqui”, explica o coordenador do Polo Sul do GDF Presente, Carlos Alberto Silva. “Até as ruas pavimentadas tiveram alguns pedaços de asfalto arrancados, mas é principalmente nas vias não pavimentadas que estamos trabalhando mais.”

Outro local que também recebeu atenção foi o ponto de ônibus na beira da DF-280, rodovia que passa em frente a Água Quente e liga o DF a Santo Antônio do Descoberto (GO). Os operários do GDF Presente usaram cerca de 20 toneladas de material fresado para nivelar o terreno e impedir a ampliação de um assoreamento. O trabalho na região continua até a semana que vem.

Tapa-buracos

Além de vias não pavimentadas, algumas ruas asfaltadas também receberam cuidados do GDF Presente, que convocou agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para auxiliar na operação tapa-buracos.

O comerciante Mauro Matos, 42 anos, mora na região há quase duas décadas e agradece pelo serviço que está sendo feito. “Na época das chuvas sempre há muitos problemas, mas agora o pessoal está fazendo um bom trabalho, tirando as erosões, vai ajudar muito”, afirma. Até o momento, cerca de 8 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas.

O gerente de Água Quente (representante da Administração Regional do Recanto das Emas no local), Antônio Marcos de Araújo, ressalta o impacto que os serviços executados terão para os cerca de 25 mil moradores do setor: “Estava muito complicado para os carros passarem, para as pessoas esperarem um ônibus no abrigo. O GDF Presente nos ajuda a resolver esses problemas, e a comunidade está se sentindo bem, vendo que as cobranças estão sendo tratadas”.

Além dos trabalhos de manutenção nas vias, o Governo do Distrito Federal (GDF) marca presença na região com outras ações. Em outubro, o programa itinerante Sua Vida Vale Muito, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), prestou cerca de dois mil atendimentos de saúde e bem-estar no local. Além disso, os estudantes do Centro Educacional (CED) Myriam Ervilha receberam, na própria escola, os cartões do Passe Livre Estudantil (PLE).

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui