Projeto é realizado em escolas, igrejas, ONGs e instituições
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em 2023, o DF teve o maior número de crimes relacionados à violência doméstica dos últimos 14 anos. O projeto “Defesa das Mulheres” ensina sobre a prevenção da violência e formas de denunciar.
O projeto consiste em reuniões de mulheres em escolas, igrejas, ONGs ou instituições, momento em que são ensinadas a identificar situações de abuso. A iniciativa conta com a emenda parlamentar do Deputado Thiago Manzoni, no valor de R$ 200 mil, e é uma parceria entre o Instituto Aprecia e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus).
Projeto Defesa das Mulheres
Com esse recurso de emenda parlamentar, 1.500 mulheres do DF serão atendidas em 2024. Para Vanessa Ribeiro, idealizadora e palestrante do projeto, é fundamental que todas aprendam a identificar um relacionamento abusivo, um agressor e como se prevenir das diversas formas de violência.
“O Projeto Defesa das Mulheres tem foco em aspectos de prevenção à violência, informação e alerta para as meninas e mulheres. O projeto transforma vidas para melhor, leva informação, prevenção e encorajamento para elas”, diz Vanessa Ribeiro.