Importante no desenvolvimento social, Emater-DF dá voz às mulheres e oportunidades aos assentados

Da redação

Uma Lei, de n° 6.700, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, em 2020, dá à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) o reconhecimento pelos trabalhos e segurança jurídica, já que ela protege de eventuais ações que possam impedir a execução das atividades junto aos produtores.

A empresa é presidida por uma mulher pela primeira vez, Denise Fonseca, que fala sobre a alegria. “Entre as muitas coisas que me orgulho muito, uma delas é ser a primeira mulher presidente da Emater-DF”, expressa. 

Denise ressalta projetos direcionados para a força feminina. “Desde o início, olhamos com atenção para as mulheres rurais, seus filhos e jovens. No fim de 2018, durante o período de transição de governo, começamos a levantar demandas. Uma delas foi a criação de creche rural, uma demanda antiga das mulheres rurais e que não foi solucionada em governos anteriores. A gente sabe a importância dessas creches para que as mães possam ter mais autonomia com as crianças em um lugar seguro para ficar, enquanto elas realizam suas atividades”, destaca.

O olhar de cuidado se expande para outros projetos, como para o lado sustentável. São muitos projetos desenvolvidos. “A Emater tem muitas ações e atua em muitas parcerias voltadas à sustentabilidade. Destaco o projeto que incentiva o uso de energia renovável nas propriedades rurais. Implantamos um projeto inovador no Estrela da Lua, o primeiro assentamento do DF a ter um sistema de irrigação com o uso de energia solar. Por meio de placas fotovoltaicas, um sistema de bombeamento faz a captação de um curso d’água próximo e leva água para as propriedades”, explica a presidente.

A iniciativa mudou a realidade das famílias. “A falta de água era o maior problema entre os assentados para produção de alimentos. Hoje, algumas propriedades já estão até investindo na criação de peixes para consumo próprio e para a comercialização”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui