Além de dois condutores alcoolizados, cinco sem habilitação e outros dois com a CNH vencida foram flagrados em 1h20 de operação
Em apenas 1h20 da Operação Boas Festas no Gama, na noite desta quarta-feira (16), os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagraram dois condutores alcoolizados, cinco não habilitados e outros dois com a Carteira Nacional de Habilitação vencida. Um deles, que estava alcoolizado, ainda tinha mandado prisão em aberto e tentou evadir da blitz.
Na ação, que teve início às 22h20 e terminou às 23h40, 76 veículos foram abordados e cinco deles foram recolhidos ao depósito. Ainda foram autuados um condutor de motocicleta com escapamento alterado e outros 16 condutores por infrações diversas. Foram utilizados, nesta operação, cinco viaturas do Detran, uma da Polícia Militar e um guincho.
Destaque
Durante a operação, quatro veículos evadiram da blitz e foram acompanhados por viaturas do Detran. Um dos veículos que evadiram e foram acompanhados pelos agentes, um GM Celta, de cor verde, ano 2001, colidiu com a viatura do Detran, causando danos leves. O veículo possuía restrição judicial, último licenciamento em 2011 e o condutor, além de alcoolizado, estava com mandado de prisão em aberto. Ele foi conduzido à 20ª Delegacia de Polícia, juntamente com seu passageiro, que tinha passagem por homicídio e ocultação de cadáver, onde foi lavrado termo de constatação de embriaguez, dano ao patrimônio público e resistência à prisão.
Operação Boas Festas
Lançada nesta quarta-feira (16), a Operação Boas Festas 2020 tem como objetivo intensificar as ações de fiscalização em locais de grande concentração de pessoas e de consumo de bebidas alcoólicas, como shoppings, centros comerciais, restaurantes, bares, boates, clubes e casas de shows, em razão do aumento significativo de eventos festivos e de confraternizações típicas de fim de ano.
Até o dia 3 de janeiro, estão programadas 348 ações, sendo 57 do tipo blitz, 114 patrulhamentos com abordagem e 177 pontos de demonstração, onde os agentes se posicionam próximo às vias e conseguem visualizar os veículos que circulam em locais de grande fluxo de pedestres, atuando em estacionamentos irregulares e na fluidez do trânsito.
As ações de fiscalização terão início às 12h, com foco nos almoços de confraternização, e devem se prolongar até as 7h do dia seguinte, e ocorrerão de forma simultânea nas diversas regiões administrativas, com o mínimo de 12 operações diárias.
Por Zélia Ferreira
Fonte: Ascom / Detran DF