Por Cláudio Ulhoa
Depois de quase atropelar pessoas que praticavam atividade física, o motorista chegou a dirigir na contramão da DF 480; ele teve o veículo apreendido e foi encaminhado à 20ª DP
Em patrulhamento pelas ruas da região administrativa do Gama, próximo ao Balão do Sayonara, por volta das 17h15, os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) prenderam um motorista que circulava com veículo com atraso no licenciamento desde 2007 e com um débito de R$ 9.631,08.
Para prender o motorista foi preciso que realizar perseguição ao veículo que não atendeu a ordem de parada dos agentes. Com isso, o motorista evadiu-se até a altura do viaduto próximo ao Instituto Federal de Brasília (IFB), onde deu marcha ré até as proximidades da estação de musculação onde pessoas faziam atividades físicas. “Colocou em risco a vida e a integridade físicas destes”, informa o Detran-DF.
Mesmo assim o motorista só parou. Ele seguiu em direção a DF 480, sentido Brasília, pela contramão de direção e tentou acessar também pela contramão de direção da faixa exclusiva do BRT. Nesse instante, as viaturas conseguiram detê-lo. Mas antes, ele tentou fugir em marcha ré, mas chocou-se com uma viatura do Detran-DF.
“O referido condutor desceu do seu veículo completamente alterado emocionalmente e as equipes tentaram contê-lo, porém houve resistência através de empurrões e palavrões”, informa o departamento de trânsito.
O motorista foi detido e encaminhado à 20ª Delegacia de Polícia onde foi feito o boletim de ocorrência. Ele deve responder pelos crimes de violência ou ameaça a funcionário público (Art. 329 do Código Penal) e de pôr trafegar em velocidade acima do permitido em vias públicas (Art. 311 do Código de Trânsito Brasileiro).
*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP