GDF conhece sistema agrícola sustentável de Israel

Gutemberg Gomes: “Essas tecnologias têm grande potencial de aplicação no Distrito Federal, especialmente em regiões áridas ou com escassez hídrica” | Foto: Divulgação/ Sema-DF

Tecnologias israelenses de biodigestor e sistema de irrigação por gotejamento geram produção sustentável de alimentos doados à Ceasa/DF

O Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, visitou nesta segunda-feira (2) a Embaixada de Israel para conhecer o projeto Embaixada Verde. Na ocasião, ele conheceu sistemas sustentáveis de agricultura, compostagem e produção de alimentos que utilizam tecnologias avançadas de Israel.

A visita foi uma oportunidade de conhecer soluções para a produção sustentável de alimentos. “Ficamos impressionados com a eficiência do sistema de irrigação por gotejamento e do biodigestor utilizados no projeto. Essas tecnologias têm grande potencial de aplicação no Distrito Federal, especialmente em regiões áridas ou com escassez hídrica”, afirmou.

O biodigestor utilizado no projeto acelera o processo de decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio, gerando biofertilizantes e gás metano. Já o sistema de irrigação por gotejamento, desenvolvido em Israel, é altamente eficiente no uso da água, aplicando-a diretamente nas raízes das plantas em pequenas quantidades.

“Além da produção sustentável de alimentos, economizando água, adubo e energia, o projeto realiza doações semanais à Ceasa, beneficiando diretamente a população do DF”, complementou o secretário. O projeto Embaixada Verde conta, ainda, com fruticultura, hortas, viveiros de mudas nativas do Cerrado e compostagem.

“Estamos interessados em replicar essas tecnologias em projetos futuros, contribuindo para a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente na nossa região”, concluiu Gutemberg Gomes.

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui