Propostas preveem mais de 7,4 mil vagas, valorização de profissionais e ampliação de unidades básicas de saúde
As emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 apresentadas pelo deputado distrital Pepa destinam novos investimentos para a área da saúde no Distrito Federal, com foco na ampliação do atendimento, na valorização dos profissionais e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas preveem mais de 7,4 mil vagas para contratação e recomposição de equipes, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais da vigilância em saúde.
De acordo com o parlamentar, os recursos garantem avanços concretos na rede pública. “Saúde se faz com investimento e gente qualificada. O compromisso do nosso mandato com o SUS é traduzido em ações concretas, garantindo mais recursos para que a saúde do DF avance com qualidade e eficiência”, afirmou o deputado distrital Pepa.
Ampliação da atenção básica
As emendas também contemplam investimentos na atenção primária, com melhorias e ampliação de Unidades Básicas de Saúde. Estão entre as ações previstas a UBS de Arapoanga, a UBS da Estância, em Planaltina, e a ampliação da UBS do Jardim Morumbi, com o objetivo de ampliar o acesso, reduzir a demanda reprimida e oferecer atendimento mais humanizado à população.
Valorização dos profissionais
Outro eixo das propostas é a valorização dos trabalhadores da saúde, por meio da recomposição das equipes e do fortalecimento das condições de trabalho. A criação das novas vagas busca reduzir a sobrecarga dos serviços e garantir mais eficiência no atendimento.
Com as emendas à LDO 2026, o deputado distrital Pepa aposta em investimentos estruturantes para a saúde do DF, unindo recursos, profissionais e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população.

