Da redação

O aprendizado convencional nas escolas do DF, com o olhar fixo em quadro, deixou de ser aplicado há muito tempo. Uma educação mais liberal, com teoria ligada à prática, acontece na Capital.
A Escola Classe Ipê é um exemplo de unidade de ensino que realiza projetos com foco na realidade. A matéria de ciências pode ser melhor compreendida a partir de plantação. “Tivemos a primeira colheita e foi um sucesso. Vamos plantar de novo. Então estabelecemos de novo todo processo: cuidar da terra, plantar a sementinha, plantar a mudinha, acompanhar o crescimento”, explicou o professor Rafael Lopes.
Outra atividade inovadora é a que ocorre no Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina, em que um professor teve a ideia de unir o talento com a disposição dos alunos, para criar um estúdio de audiovisual em sala de aula da escola. Foi criada a TV Centrinho, que trouxe filmes premiados.
“Quando eu encontrei esse espaço vazio, eu ocupei com o audiovisual, área que eu sempre trabalhei. Fui criando roteiros, momentos de interpretação, sempre fortalecendo a leitura”, explicou o professor Marcus Martins.