Mudanças já alteram prazos, exames e formação de condutores, enquanto novas etapas seguem em implantação no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) segue avançando na implementação das adequações previstas pela Resolução Contran nº 1.020/2025, que promove mudanças significativas nos processos de habilitação, formação de condutores e aplicação de exames. Parte das medidas já está em vigor, enquanto outras seguem em fase de ajustes e desenvolvimento.
Entre as ações concluídas, o Detran-DF passou a receber dados de requerimentos abertos pelo aplicativo CNH do Brasil, incluindo o curso teórico de obtenção realizado pela plataforma digital. Também houve a ampliação do tempo do exame teórico para 60 minutos, podendo chegar a duas horas nos casos de provas adaptadas.
Outro avanço relevante foi a extinção do prazo de 12 meses para conclusão do processo de habilitação, que agora tem validade indeterminada. Além disso, a carga horária da formação prática foi ajustada: duas horas/aula para obtenção e adição de categoria e dez horas/aula para mudança de categoria. A oferta de formação em Libras, de forma presencial e com intérprete, também já está disponível.
Adequações em andamento
Entre as iniciativas em andamento estão a atualização do banco de questões dos exames teóricos, tanto para obtenção da CNH quanto para reciclagem. O Detran-DF também trabalha na implementação da CNH 100% digital, que prevê o fim da obrigatoriedade do documento físico.
Outras medidas incluem o credenciamento de instrutor autônomo, ajustes nos exames práticos, a implantação da renovação automática da CNH, a elaboração de questões em Libras e a adequação da carga horária do curso de reciclagem.
Com as mudanças, o Detran-DF reforça o compromisso de modernizar seus serviços, ampliar a acessibilidade e tornar os processos mais eficientes para a população do Distrito Federal.




