Da redação

O plano de governo do recém-reeleito governador Ibaneis Rocha (MDB) estabelece pontos para maior cuidado com a juventude, que, como o próprio emedebista afirma, é o futuro de tudo o que a gente vive. No documento, são dados detalhes sobre essa população aqui no DF.
“Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2021, o Distrito Federal possui uma população jovem de aproximadamente 725.916 jovens, (faixa etária entre 15 e 29 anos), o que corresponde a praticamente um quarto da população. Números que reforçam a necessidade de ficarmos atentos a essa faixa da sociedade, que é de fato o futuro do DF.”
A partir disso, é dito que as políticas públicas para os jovens devem ser firmadas, ainda mais quando observado, por meio do PDAD 2021, que uma média de 31% dos jovens não aparece como ativos economicamente por não terem ocupação profissional e nem de estudo, situação que é assustadora ao Estado.
O governador detalha aquilo que irá introduzir nos próximos 4 anos para maior integração. Confira:
- Ampliar o Plano Distrital de Juventude no âmbito do Distrito Federal.
- Implementar Centros de Referência da Juventude no âmbito do Distrito Federal, funcionando inclusive aos fins de semana.
- Criar o cadastro distrital de informações para a proteção da infância e da juventude.
- Criar o Observatório de Proteção Integral à Juventude.
- Criar o selo “Empresa Amiga da Juventude”.
- Criar o Programa Primeiro Crédito para a Juventude Rural no âmbito do Distrito Federal.
- Instituir a Política Distrital da Juventude Saudável e de Qualificação Técnica para o Jovem Tutelado.
- Inserir a juventude nos projetos culturais fomentados com recursos públicos e garantir ingressos gratuitos em eventos culturais.
- Realizar os Jogos da Juventude no âmbito do Distrito Federal.
- Instituir a Política Pública Distrital destinada ao resgate de Jovens vítimas de violência sexual, denominada Vira Vida.
- Criar programa de divulgação de fotografias de jovens desaparecidos, com idade entre 15 e 29 anos, nos sites, aplicativos e redes sociais dos órgãos públicos e concessionárias do Governo do Distrito Federal.
- Instituir a Política Distrital destinada à Inclusão Social e Ambiental de jovens; e ampliar ações conjuntas a Secretaria de Justiça junto aos Centros de Ressocialização.