Com 30% das intenções de voto, Ibaneis lidera em pesquisa estimulada

Da redação

Informações divulgadas foram coletadas pelo Instituto Ideia em parceria com o portal Metrópoles

Em pesquisa do Instituto Ideia em parceria com o Metrópoles, foi divulgado que o governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera a intenção de votos dos eleitores do Distrito Federal na disputa pelo Palácio do Buriti, com 30%.

Seguido do emedebista, aparece o senador Reguffe (União Brasil), com 10,6%. Também é apontado o nome da deputada federal Flávia Arruda (PL) em terceiro lugar, com 8,5%, contudo Flávia é oficialmente pré-candidata ao Senado, informação essa que foi garantida, em especial após boatos de que ela se lançaria ao Buriti.

Outros nomes que desde o começo se colocam como pré-candidatos ao GDF são os do ex-secretário de educação Rafael Parente (PSB), o da senadora Leila do Vôlei (PDT), o do senador Izalci Lucas (PSDB) e o do deputado distrital Leandro Grass (PV). Os dois primeiros têm porcentagens iguais, que é 6%, Izalci aparece com 5,4% e Grass com 2,9%.

Foi informado, ainda, que mesmo faltando menos de cinco meses para o primeiro turno, 19,3% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar e que 7,4% disseram que votarão em branco ou nulo.

A pesquisa feita foi a estimulada, o que significa que os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar a cadeira do Buriti em 2022.

Detalhes da pesquisa

Foram entrevistadas 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, aptas a votar, em todas as regiões do DF, entre os dias 11 e 16 de maio. O método utilizado foi aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui