Unidade instalada no Guará vai utilizar tecnologia inovadora para reduzir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya
Governadora em exercício destaca protagonismo de Brasília Wolbitos serão soltos em regiões com maior incidência da doença
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou na manhã desta terça-feira (9) da inauguração da biofábrica de Wolbitos, no Núcleo Regional de Produção Oswaldo Paulo Forattini, localizado no Guará. A unidade será responsável por criar mosquitos com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão de vírus como dengue, zika e chikungunya.
Segundo Celina, o Distrito Federal está na vanguarda da aplicação dessa tecnologia. “É uma tecnologia nova, e Brasília está sendo referência. O nome do mosquito é Wolbito e nós estamos com 22 equipes que já começaram, pela manhã, soltando eles em 10 regiões administrativas que foram selecionadas pela própria Secretaria de Saúde dentro do grau de epidemia de cada cidade”, afirmou.
Ela destacou ainda os resultados já observados com a tecnologia. “Reduzimos 97% nos casos e queremos um Distrito Federal livre da dengue”, disse.
A biofábrica contará com equipamentos de ponta e equipe técnica especializada em entomologia. A tecnologia é segura, natural e não oferece riscos a seres humanos ou animais.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de outras autoridades.