InícioDistrito FederalCasa do Cantador, um símbolo das tradições nordestinas no DF

Casa do Cantador, um símbolo das tradições nordestinas no DF

Temporariamente desativado em função da pandemia, espaço artístico localizado em Ceilândia é uma referência

Projetada por Oscar Niemeyer, Casa do Cantador se destaca como celeiro de celebração musical e literária | Foto: Divulgação/Secec

Nesta terça-feira (13), comemora-se o Dia do Cantor, data que, quando relacionada ao Distrito Federal, proporciona lembranças de diferentes localidades ao cidadão candango. Uma delas é a Casa do Cantador, localizada em Ceilândia e considerada um marco histórico e artístico das tradições nordestinas no DF.

A Casa do Cantador surgiu, primeiramente, por conta da necessidade dos artistas locais em ter um espaço destinado à manifestação da arte e cultura nordestina. Em meados dos anos 1980, um grupo de poetas, cordelistas, sanfoneiros e vários apologistas do repente procurou o então governador José Aparecido para reivindicar a construção de um ambiente onde os artistas pudessem se encontrar e promover apresentações.

Com o passar dos anos, a Casa do Cantador cresceu e se consolidou como uma referência. “A Casa do Cantador é uma joia de Oscar Niemeyer cravada no território de Ceilândia, marcada pela alegria e a resistência do povo nordestino, que tem, na canção popular, uma das suas maiores expressões”, avalia o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. “É um templo de encontro de gerações vindas do Nordeste com gerações nascidas no DF e embaladas pela música dos trovadores populares, os repentes, as emboladas, as toadas de feira. É uma casa de todos nós brasileiros”.

A arquitetura foi inspirada, segundo frequentadores, na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, que compareceu à inauguração da Casa do Cantador, em novembro de 1986. Logo na entrada, representando a paixão do povo pela música, encontra-se a obra Cantador Anônimo, do poeta e escultor cearense Alberto Porfírio.

Atualmente, a Casa do Cantador está com as atividades suspensas por tempo indeterminado, em decorrência da pandemia de covid-19. Assim como demais estabelecimentos comerciais de movimento no DF, o local poderá ter o funcionamento retomado gradativamente, dentro das medidas de segurança, à medida que a vacinação avance no DF.

*Com informações do Arquivo Público do Distrito Federal 

Fonte: Agência Brasília

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img

Da Redação