O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 45,5 milhões na construção do viaduto na entrada de Planaltina. A obra, aguardada há décadas pela população, será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e teve início após solicitação do deputado distrital Pepa (PP), que defendeu junto ao governo a urgência do empreendimento. A estrutura vai beneficiar diariamente cerca de 90 mil motoristas da região norte do DF e do Entorno.
Segundo Pepa, a obra representa a resposta a uma antiga reivindicação da comunidade. “Planaltina precisava ser ouvida. Este viaduto não é apenas concreto e asfalto, mas a garantia de mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para milhares de pessoas que enfrentam diariamente os congestionamentos e os riscos da BR-020. É uma conquista de todos que acreditaram e lutaram por essa transformação”, afirmou o parlamentar.
O viaduto será construído no km 22,6 da BR-020, no entroncamento com a DF-128, e inclui terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização vertical e horizontal, ciclovia, paisagismo e acessibilidade. Os recursos são provenientes do Tesouro do GDF, do Banco do Brasil e do Ministério dos Transportes.
De acordo com o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior, a obra tem início imediato. “Essa é uma intervenção que vai não só organizar o trânsito, mas também salvar vidas. A região apresentava alto índice de acidentes e, com o viaduto, teremos um fluxo mais seguro e eficiente”, destacou.
O viaduto de Planaltina se soma a outras intervenções realizadas pelo GDF na BR-020, como a implantação da terceira faixa da rodovia, em andamento e a construção de quatro novas passarelas. Para Pepa, o conjunto de obras mostra que a região norte está recebendo a atenção que merece.
“É o começo de uma nova fase para Planaltina. A entrada da cidade será totalmente transformada e a população poderá sentir os efeitos dessa mudança no dia a dia, seja no tempo de deslocamento, seja na valorização do comércio e na segurança. Essa vitória é fruto da luta coletiva e do compromisso do nosso mandato em fazer a voz de Planaltina chegar ao governo”, concluiu Pepa.