Na última quarta-feira (03/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do Painel “Regulação Inteligente e Metas de Qualidade: rumo à universalização”, que integra a programação do Seminário Nacional Universalizar realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). A Agência foi representada pelo superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto, Rafael de Mello.
O debate contou com a moderação de Sérgio Gonçalves, diretor executivo da Aesbe, e reuniu especialistas que vêm contribuindo para o aprimoramento do marco regulatório do saneamento e para o fortalecimento da qualidade dos serviços em todo o país. Além de Rafael representando a Adasa, compuseram a mesa a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Cristiane Battiston, o presidente da Associação Brasileira de Entidades Gestoras de Serviços de Saneamento (Abrasan), Demétrius Gonzalez, e o coordenador da Câmara Técnica de Regulação da Aesbe, Felipe Nunes.
Na ocasião, foram discutidos os desafios para consolidar padrões de qualidade, garantir segurança regulatória e avançar rumo à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil.
“As normas de referência da ANA têm contribuído para que estados e municípios, por meio de suas agências reguladoras, órgãos gestores e concessionárias de saneamento, atuem de forma mais integrada, identificando as necessidades reais de cada território e avançando na busca pela universalização dos serviços de saneamento”, destacou Rafael.
A participação da Adasa no painel reforça o compromisso da Agência em contribuir tecnicamente para o desenvolvimento do saneamento básico no país, alinhada às diretrizes nacionais e às metas de universalização. Por meio de uma atuação regulatória pautada em transparência, técnica e diálogo com as instituições do setor, a Adasa busca fortalecer a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal.


