20 anos: Adasa é homenageada na Câmara Legislativa do Distrito Federal

O sentimento no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã desta quinta-feira (12/09), era de celebração e orgulho. A ocasião marcou duas décadas de trajetória da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que se consolidou como referência nacional no setor de regulação e conquistou reconhecimento internacional. A sessão solene, de autoria do deputado Wellington Luiz, reuniu diversas autoridades, convidados e servidores e colaboradores do órgão regulador.

Na mesa diretora, além do presidente da CLDF e do diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF), o desembargador Waldir Leôncio Júnior; o desembargador do TJDF, João Egmont Leôncio; o conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Manuel Paulo de Andrade; o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marcos Neves; e a reguladora Cristina de Saboya Gouveia, representando as mulheres que atuam na Agência.

Na plateia, membros da primeira Diretoria Colegiada, formada por Davi José de Matos, Salviano Antonio Borges, Humberto Ludovico (em memória) e Vinicius Benevides, que novamente integra o corpo de dirigentes da Adasa, acompanharam a exibição do vídeo comemorativo que destaca marcos conquistados ao longo dos 20 anos de atuação da instituição na gestão dos recursos hídricos e na regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico prestados no Distrito Federal.

Os diretores da Agência, Apolinário Rebelo e Felix Palazzo, e o ouvidor Robinson Cardoso também prestigiaram a homenagem onde foi reafirmado o compromisso da Adasa em promover a regulação eficiente dos usos da água e dos serviços de saneamento básico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.       

Em sua fala, o atual diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, disse ser um afortunado pela oportunidade de fazer parte da história da instituição e ressaltou o mérito de todos os gestores que passaram pela Diretoria Colegiada e do quadro de funcionários da Agência. “A Adasa é uma agência infranacional, mas tem assento no Conselho Mundial da Água. Isso é fruto do trabalho de todos os ex-presidentes e ex-diretores que aqui estão e, principalmente, dos servidores, independentemente da forma de ingresso, embora estejamos sempre estimulando a profissionalização por meio de concurso. Somos o único órgão do DF que em menos de um ano conseguiu chamar mais de 90% dos aprovados em seu último concurso público. São pessoas que chegam para contribuir com o desenvolvimento e excelência do trabalho que prestamos”.  

Ribeiro também destacou a importância da gestão integrada dos recursos hídricos. “Temos, junto com outros órgãos e colegiados, estudado a forma de continuar estimulando o uso consciente da água. Neste momento, em que comemoramos os 20 anos, é acima de tudo um momento de reflexões para fundamentar nossas ações na busca por proporcionar os usos múltiplos da água”, acrescentou.       

A reguladora Cristina Saboya falou em nome de todos os servidores. “É uma honra fazer parte do corpo técnico da Adasa, uma agência muito importante e nacionalmente reconhecida pelos trabalhos que desenvolvemos. Estou muito feliz por acompanhar o desenvolvimento e ver a evolução da Agência na regulação dos serviços públicos e dos recursos hídricos nesses 15 anos nos quais faço parte da instituição. Vemos a importância do nosso trabalho para a sociedade e para a preservação dos nossos recursos naturais”, comemorou.

O presidente do TCDF, Manuel de Andrade, ressaltou a importância do desenvolvimento da cultura do uso consciente da água em seu discurso. “ No ano de 2007/2008 determinei uma auditoria sobre as águas do Distrito Federal para verificar os mananciais, a degradação e o uso indevido da água com a preocupação de asseguramos água de boa qualidade para a população. Hoje, na comemoração dos 20 anos da Adasa, vemos a importância de despertar no cidadão o compromisso com o uso racional   desse recurso”, .

Já o diretor da ANA, Marcos Neves, destacou parcerias de longo prazo firmadas entre as duas agências. “Não é à toa que a própria ANA, nos corpos hídricos de seu domínio, delegou para a Adasa a competência de autorizar o uso da água aqui no Distrito Federal. A questão institucionalização da gestão e da governança dos recursos hídricos faz toda a diferença, o cidadão busca nisso um valor público. O Sistema de Governança dos Recursos Hídricos no Brasil tem um reconhecimento mundial por sua estrutura e ter a Adasa nessa teia de instituições é fundamental”, ressaltou Neves.      

Os demais membros da mesa diretora também prestaram homenagem aos dirigentes e servidores, destacando a dedicação e competência que permitiram à Adasa superar desafios, ampliar suas áreas de atuação e se transformar em uma instituição sólida e reconhecida por sua capacidade técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui