Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é celebrado com conscientização no Parque da Cidade

0
10

Detran, DER e Corpo de Bombeiros levam palestras e atividades educativas para a população neste domingo (5)

Por Ana Paula Siqueira

No Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, celebrado em 5 de maio, a palavra de ordem é conscientização. Por isso, uma série de atividades foi realizada no Parque da Cidade, neste domingo (5), para levar informação e ações educativas à população por meio de palestras, jogos e exposição de viaturas. O evento foi promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A ação faz parte da campanha Maio Amarelo e tem como objetivo alertar sobre a importância de um trânsito saudável. Para isso, palestras sobre regras de trânsito, travessia segura, mecânica básica e primeiros socorros, além de jogos para as crianças e exposição de viaturas do CBMDF e do DER.

Moradora do Lago Norte, a militar Maria Castro, de 33 anos, que passeava no parque, afirma que a ação faz muita diferença no trânsito. “Aqui no parque há grande acesso à população e às crianças e é muito importante ter consciência desde pequeno”, afirma.

Já Cecília Matos, de 40 anos, moradora da Asa Norte, veio com a família do Rio de Janeiro para Brasília há quatro meses. Ela elogiou o respeito que há no trânsito do DF e acredita que campanhas como a realizada neste domingo são importantes para que essa cultura se perpetue.

O Maio Amarelo é um movimento internacional com enfoque na segurança viária, que tem por objetivo reduzir acidentes e mortes no trânsito

“Existe uma organização da cidade em relação ao trânsito que nos chamou muito a atenção. Tem muita faixa de pedestre e as pessoas respeitam e param para os pedestres passarem. A gente não vê isso em outros lugares e é importante que isso não se perca. Por isso, esse evento é muito bom”, ressalta.

Segurança no trânsito

De acordo com o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o intuito é lembrar a importância de diminuir sinistros e mortes no trânsito.

“A gente sempre lembra que o trânsito é feito por vários entes – motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas. Todo mundo tem que interagir bem para que o trânsito funcione bem e seguro”, afirma Nacfur.

A gerente de Ações Educativas do Detran-DF, Magda Brandão, reforça a necessidade de alertar as pessoas sobre a “importância de um trânsito saudável”. “Para isso, estamos realizando esse evento no Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante com muitas palestras e ações: para conscientizar a população”, disse.

Já o gerente de Campanhas Educativas do DER-DF, Adhemar Cavalcante, avalia que o “trânsito é o maior ambiente democrático, em que todos estão nos mesmos locais com as mesmas condições. O trânsito também atua na nossa qualidade de vida”.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional com enfoque na segurança viária, que tem por objetivo reduzir acidentes e mortes no trânsito. A abertura oficial da campanha ocorreu na última quinta-feira (2). A campanha está em sua 10ª edição no Brasil e foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Além da abertura e da ação deste domingo, diversas atividades serão realizadas ao longo do mês pelos órgãos de trânsito do DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui