Dayse Amarílio visita UBS 01 do Varjão

0
17

Um mandato que tem como pauta principal a Saúde precisa conhecer a realidade da saúde pública do Distrito Federal na ponta. Por isso, o mandato da deputada Dayse Amarílio (PSB) tem realizado fiscalizações e visitas nas unidades de saúde do DF.

Nesta terça-feira (9), a parlamentar, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), visitou a Unidade Básica de Saúde do Varjão, localidade que tem uma população estimada de 10.100 habitantes.

Na ocasião, Dayse e sua equipe conheceram a unidade na qual os profissionais realizam atendimento primário a saúde, coleta de material para exames laboratoriais, controle de tabagismo, imunização, consultas de pré-natal/parto e nascimento, saúde bucal, vigilância em saúde práticas integrativas e complementares, e diversas ações de promoção e prevenção a saúde

Hoje a UBS da região dispõe de três equipes de estratégia saúde da família (eSF) consistidas (recebem incentivo financeiro do Ministério da Saúde) havendo planejamento de expansão para 4 equipes de eSF. Na UBS existe as equipes multidisciplinares formadas por psicólogos e fisioterapeutas.

Durante a visita verificou-se que a farmácia local está com falta de abastecimento de algumas medicações como: metformina, loratadina, amoxicilina, essenciais para tratamento de doenças crônicas e agudas.

Outro ponto diz respeito a dengue, Dayse Amarílio verificou que a tenda para atendimento de paciente com suspeita da doença ainda não foi montada, a previsão é que ocorra ainda este mês.

A deputada Dayse Amarílio estudará como auxiliar a unidade de saúde e continuará cobrando o poder público para que proceda com as providências necessárias para a resolução dos problemas encontrados durante a visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui