Um Projeto de Lei (PL) apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) busca renomear o túnel conhecido como Buraco do Tatu para “Marco Zero”. A via, que liga o Eixão Sul ao Eixão Norte, passa por baixo da Rodoviária do Plano Piloto.
De autoria da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), o projeto argumenta que o local “passará a ser um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília”. Segundo a proposta, com a revitalização, o ponto “Marco Zero” será marcado no solo e nas paredes do túnel.
“Com a revitalização do local, o ponto ‘Marco Zero’ ficará marcado no solo (local exato) e nas paredes daquela pista de passagem. Portanto, em memória à história que o Buraco do Tatu possui para a construção de Brasília, já que ali encontra-se fincado o ‘Marco Zero’ ou ‘Estaca Zero’, nada mais icônico, justo e merecido, que a via de passagem conhecida como ‘Buraco do Tatu’ passa a ser oficialmente chamada de ‘Viaduto Marco Zero de Brasília’”, consta na justificativa do PL.
No fim de julho, durante obras no Buraco do Tatu, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) descobriram o “Marco Zero” do DF, que estava escondido abaixo do antigo pavimento de concreto.
Os registros históricos do Arquivo Público do DF (ArPDF) possibilitaram a exata localização do marco, simbolizando o ponto escolhido por Lúcio Costa para a demarcação de todas as edificações e vias da cidade.
Essa mudança reforça a importância histórica do local e busca promover o turismo e a valorização do patrimônio de Brasília.