Ação do Detran-DF durante feriado prolongado resulta em 20 autuações por alcoolemia e 24 veículos apreendidos
A Operação Sossego, promovida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), flagrou 20 motoristas dirigindo sob efeito de álcool em Ceilândia. A iniciativa, iniciada na última quarta-feira (16) e com previsão de término na segunda-feira (21), visa coibir infrações de trânsito e reduzir a poluição sonora durante o feriado prolongado.
Durante a operação, 280 condutores foram abordados e 230 realizaram o teste do bafômetro. Entre os flagrados por alcoolemia, a maioria conduzia motocicletas. O Detran-DF também registrou 12 casos de direção sem habilitação, 10 motoristas com a CNH vencida e um condutor que estava com a habilitação suspensa.
Outro foco da ação foi o combate à poluição sonora, causada principalmente por escapamentos adulterados. Foram identificadas 14 irregularidades relacionadas ao barulho excessivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído em níveis elevados compromete a saúde pública e o bem-estar da população.
Ao todo, 24 veículos foram removidos ao depósito e outras 15 infrações diversas foram anotadas. Segundo o Detran-DF, a Operação Sossego reforça o compromisso do órgão com a segurança viária e o controle da poluição urbana no Distrito Federal.