
Da Redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) criou uma campanha publicitária que visou conscientização da população sobre a importância de evitar queimadas durante o período de estiagem, que se intensifica a partir de junho.
O artigo publicitário é uma fotomontagem composta pela montagem de imagens. As imagens em questão são três pessoas, uma branca, outra parda e uma negra, todas elas sendo associadas de forma igual a foto de um ambiente com uma árvore em foco sendo devastados por queimadas.
A peça foi feita com o intuito único de gerar a reflexão do tema na mente dos brasilienses, a montagem foi feita de forma que a árvore em foco ficasse sobreposta a cabeça das três pessoas, promovendo de forma descontraída a ideia das queimadas na cabeça dos atingidos pela campanha. Fica clara a ideia de que devemos pensar nas queimadas como prejuízo para cada um também.
Infelizmente a peça publicitária foi tirada de contexto e apontada de forma errônea pelo deputado distrital Fábio Félix (PSol), que acusa o próprio GDF de racismo por supostamente associar a árvore desfolhada ao cabelo estilo Black Power da pessoa de pele negra da peça, porém a forma como a imagem foi colocada no indivíduo foi aplicada nas montagens das outras duas pessoas de outros tons de pele da mesma forma.
A empresa contratada para fazer a campanha, desenvolveu a imagem de forma que os cabelos de cada uma das pessoas representam uma árvore com seus galhos em chamas.