Expansão da Linha 1 do Metrô-DF em Samambaia terá investimento de R$ 444,5 milhões

Projeto prevê duas novas estações, viadutos e melhorias na drenagem para beneficiar a população local

As obras de expansão da Linha 1 do Metrô do Distrito Federal, no trecho de Samambaia, terão duração estimada de 3 anos e 4 meses, segundo o secretário de Obras, Valter Casimiro. Com investimento de R$ 444,5 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto será liderado pela empresa CG Construções.

As novas estações serão construídas nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico, ampliando a acessibilidade e conectividade da região. Além das estações, a obra incluirá a construção de três viadutos com passagem integrada para pedestres e quatro passarelas aéreas para ciclistas e pedestres, localizadas em pontos estratégicos de grande circulação.

Um dos destaques do projeto é a implantação de um emissário para drenagem de águas pluviais, que promete reduzir os problemas de alagamento tanto na área de expansão quanto em regiões urbanas próximas. Essa medida faz parte do esforço para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores locais.

De acordo com Valter Casimiro, as obras começarão assim que os recursos forem liberados. “Já estamos com a licitação concluída e a empresa contratada. Assim que o crédito for disponibilizado, iniciaremos as intervenções. O financiamento será exclusivo para a expansão da linha de Samambaia, com uma contrapartida de 10% do GDF”, explicou o secretário.

A iniciativa busca não apenas ampliar o alcance do transporte público, mas também proporcionar maior conforto e segurança aos usuários, contribuindo para o desenvolvimento urbano de Samambaia e entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui