Da Redação
Deputado do DF critica judicialização e defende que o país avance em protocolos de atendimento durante fórum na Câmara dos Deputados
O deputado distrital Eduardo Pedrosa participou do 2º Fórum Brasileiro de Doenças Raras, realizado nesta semana na Câmara dos Deputados, e destacou a necessidade de maior eficiência nas políticas públicas de saúde. Segundo ele, o crescimento da judicialização é reflexo das falhas na gestão e no atendimento aos pacientes.
“Muita judicialização, se tem muita gente que tá tendo que entrar na justiça pra fazer valer o seu direito, é porque a política pública não tá sendo eficiente, ela tá falhando”, afirmou Pedrosa. O parlamentar ressaltou que o poder público precisa assumir responsabilidade para garantir respeito às pessoas em tratamento: “Nós temos um compromisso, que é de, na dificuldade, tomar a frente, encarar com responsabilidade isso e trabalhar mais, se for necessário, pra que a gente consiga fazer com que os pacientes sejam respeitados”.
Durante o fórum, Pedrosa relatou que a Câmara Legislativa do DF já iniciou reuniões com a Secretaria de Saúde para discutir protocolos que possam ser referência no atendimento a doenças raras. A proposta é que as iniciativas locais sejam replicadas em outros estados.
“A gente quer fazer aqui, mas trazer como referência também pra que os outros estados possam ver o que a gente tá fazendo e possam replicar. E a gente também tá aberto pra ouvir dos outros lugares e trazer aqui pro nosso Distrito Federal”, explicou.
Para o deputado, somente com união e sensibilidade será possível acelerar avanços no atendimento. “A gente não tem condição de mudar as coisas se a união das pessoas não tiver gente com disposição pra se colocar no lugar do próximo, ter sensibilidade de fazer um trabalho e realizar aquilo o mais rápido possível”, concluiu.