Começou a acompanhar Fórmula 1 agora? Entenda as regras e principais características da modalidade

0
9

Com a temporada de 2024 em andamento, Rei do Pitaco traz informações fundamentais para acompanhar o esporte a motor mais famoso do mundo

A Fórmula 1 é a categoria mais prestigiada e avançada do automobilismo mundial, regulamentada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Caracterizada por carros de alta tecnologia, velocidades incríveis, pilotos e equipes de elite, a modalidade proporciona um espetáculo que combina habilidade, estratégia e adrenalina.
  ‎  ‍
Por conta disso, a competição atrai milhões de fãs em todo o mundo e, para ajudar os novos entusiastas a entender mais sobre o esporte e conduzir seus palpites com propriedade, o Rei do Pitaco separou algumas curiosidades e regras sobre o torneio. Confira abaixo:
  ‎  ‍
Como funciona o campeonato?
  ‎  ‍
A temporada de Fórmula 1 é composta por uma série de Grandes Prêmios (GPs), que são corridas realizadas em diferentes circuitos ao redor do globo, seja em pistas de rua ou autódromos. Todos incluem treinos livres, sessões de classificação e corrida principal, com distância de aproximadamente 305 quilômetros e duração média de 2 horas. O calendário das disputas varia a cada ano e, geralmente, inclui entre 20 e 24 GPs, cada um com características únicas e desafios específicos, em locais como Mônaco, Itália, Grã-Bretanha, Japão e Brasil.
  ‎  ‍
Em cada temporada, há dois títulos principais em jogo: o Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores. O primeiro é conquistado pelo piloto que acumula o maior número de pontos ao longo do ano, que são atribuídos com base em sua posição final em cada Grande Prêmio. Já o segundo é ganho pela equipe que possui os melhores resultados a partir da soma da pontuação obtida por seus dois carros em todas as corridas.
  ‎  ‍
Sistema de pontuação
  ‎  ‍
Na Fórmula 1, os pontos são concedidos aos 10 primeiros pilotos a cruzar a linha de chegada em cada corrida, da seguinte forma: 1º lugar – 25 pontos; 2º lugar – 18 pontos; 3º lugar – 15 pontos; 4º lugar – 12 pontos; 5º lugar – 10 pontos; 6º lugar – 8 pontos; 7º lugar- 6 pontos; 8º lugar – 4 pontos; 9º lugar – 2 pontos; e, 10º lugar – 1 ponto.
  ‎  ‍
Além disso, um ponto adicional é concedido a quem registrar a volta mais rápida da corrida, desde que termine entre os 10 primeiros colocados.
  ‎  ‍
E quando há empate?
  ‎  ‍
Se dois pilotos conquistarem o mesmo número de pontos ao final do torneio, ou seja, um empate, quem tiver mais vitórias ao longo de toda a temporada será declarado campeão. Entretanto, se a quantidade de vitórias também for a mesma, o próximo critério de desempate é o número de segundos lugares, seguido por terceiros lugares, e assim por diante.
  ‎  ‍
Caso os competidores ainda estejam empatados após considerar todos os parâmetros anteriores, a FIA pode levar em conta os resultados mais recentes, dando mais peso às últimas corridas da temporada. E, como último recurso, considera-se o desempenho específico em corridas individuais para determinar o grande vencedor.
  ‎  ‍
Glossário
  ‎  ‍
Algumas palavras são termos exclusivos do esporte a motor, confira as principais delas:
  ‎  ‍
– DRS (Drag Reduction System): Um sistema que permite ao piloto abrir uma parte da asa traseira para reduzir o arrasto e aumentar a velocidade nas retas;
– Pit stop: Parada nos boxes para troca de pneus, ajustes no carro e reabastecimento durante a corrida
– Safety car: Carro de segurança que entra na pista em caso de acidente ou condições perigosas;
– Pole position: Posição de largada mais privilegiada em uma corrida, ocupada pelo piloto que registra o tempo mais rápido durante a sessão de classificação;
– Hairpin: Tipo de curva apertada e de baixa velocidade, com um ângulo acentuado e mudança radical na direção da pista. É comumente usada como ponto estratégico de ultrapassagem;
– Chicane: Uma série de curvas apertadas em sequência, em formato de ziguezagues, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros em uma parte rápida do circuito. Também oportuniza manobras de ultrapassagem;
– Apex: Ponto mais próximo ao interior de uma curva, onde os pilotos direcionam o carro para alcançar a trajetória ideal.
  ‎  ‍
Pilotos
  ‎  ‍
Veja abaixo alguns dos pilotos mais cotados nessa temporada de Fórmula 1 para você ficar de olho na hora de montar sua escalação no Rei do Pitaco:
  ‎  ‍
Max Verstappen: estreou na categoria em 2015, aos 17 anos, tornando-se o mais jovem piloto na história da Fórmula 1. Conhecido por seu estilo de pilotagem agressivo e habilidade técnica excepcional, o holandês já conquistou três títulos mundiais entre 2021 e 2023 com a Red Bull Racing, sua atual equipe.
  ‎  ‍
Lewis Hamilton: o piloto britânico coleciona o maior número de corridas vencidas da categoria, com 103 vitórias, junto a sete títulos mundiais. Representando a Mercedes, é conhecido por seu talento excepcional ao volante e por sua habilidade em extrair o máximo desempenho de seus carros.
  ‎  ‍
Charles Leclerc: nascido em Mônaco, entrou na categoria em 2018 e faz parte da Scuderia Ferrari desde 2019. Sua temporada de estreia na equipe foi marcada por desempenhos impressionantes e duelos marcantes com pilotos mais experientes. Possui uma técnica refinada e uma abordagem determinada nas disputas em pista, o que o torna um competidor formidável.
  ‎  ‍
Onde assistir e mais opções de entretenimento
  ‎  ‍
Os espectadores podem acompanhar as corridas ao vivo através do F1TV, serviço de streaming oficial da Fórmula 1. Além disso, a Band também realiza a transmissão ao vivo pela TV aberta e por assinatura, no canal Bandsports. Já na internet, a emissora disponibiliza o esporte na plataforma Bandplay.
  ‎  ‍
E, para aqueles que desejam se engajar ainda mais no universo emocionante da Fórmula 1, o Rei do Pitaco, maior fantasy game da América Latina, proporciona a possibilidade de escolher um combo de pilotos reais do campeonato, indicando se eles farão menos ou mais do que as estatísticas estimadas pela plataforma. Caso seus pitacos sejam bem sucedidos, o usuário é premiado de acordo com a quantidade de acertos, sem qualquer influência dos números ou desempenho dos demais competidores.
  ‎  ‍
Sobre o Rei do Pitaco
Criado em 2019 por fãs de futebol, o Rei do Pitaco é o maior fantasy game da América Latina, com milhões de jogadores. Em 2023, oito novos esportes foram lançados na plataforma, mais de 100 mil ligas foram promovidas e mais de 90 competições estiveram disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui