Começa nesta quarta desvio de trânsito na EPTG, sentido Eixo Monumental

0
23

Quem trafega diariamente pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) já deve ter se deparado com uma nova faixa construída no canteiro central, logo após a última passarela de pedestres da via. É justamente neste local que será adotado desvio de trânsito, a partir de quarta-feira (10), para a implantação do corredor de ônibus BRT na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

O motorista que se desloca na EPTG, sentido Eixo Monumental, deve acessar a faixa reversa ou a via marginal, antes do viaduto com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Já os motoristas que desejarem chegar ao Setor Policial Sul devem seguir obrigatoriamente pela marginal até antes do viaduto de acesso ao Setor Policial. A obra será executada num trecho de 640 metros que se estende da altura do viaduto da Epia até a chegada à Octogonal.

“Vamos aproveitar esse período de férias escolares em que o fluxo de veículos é menor para que os motoristas possam se adaptar à mudança”Janaína Chagas, secretária-executiva de Obras

“Essa é a primeira de uma série de desvios de trânsito que será adotada ao longo da via para a continuidade das obras do Corredor Eixo Oeste. Vamos aproveitar esse período de férias escolares em que o fluxo de veículos é menor para que os motoristas possam se adaptar à mudança”, explica a secretária-executiva de Obras, Janaína Chagas.

No trecho em obras, das quatro faixas de rolamento existentes na via EPTG, as três faixas mais à esquerda ficarão totalmente bloqueadas. A única faixa livre, mais à direita, será exclusiva para o transporte coletivo.

Quem quiser acessar a via Epig deverá utilizar o retorno situado em frente à Novacap

“Apenas os ônibus poderão utilizar essa faixa mais à direita. Os demais veículos devem usar a faixa reversa ou a via marginal. Vamos usar os primeiros dias para observar o comportamento do trânsito e fazer os ajustes que se fizerem necessários. Para tanto, contaremos com o apoio de agentes de trânsito do DER para orientação dos motoristas”, reforça a secretária-executiva.

Os motoristas que trafegam na Epia Norte também precisam ficar atentos. Isso porque a alça do viaduto que dá acesso à via Epig ficará interditada durante todo o período da obra. Portanto, quem quiser acessar a via Epig deverá utilizar o retorno situado em frente à Novacap.

A obra

As obras na via Epig preveem a implantação de faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, a construção de nove viadutos, estações BRT, passagens para pedestres e ciclovias. Por questões de logística e segurança, esses serviços serão feitos em seis trechos.

O primeiro trecho, situado na interseção da via EPTG com a via Epig, abrange a implantação de corredor BRT, a construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui