“Caroline Fleury destaca medidas urgentes para Mobilidade no Entorno na 25ª reunião da Coaride/Sudeco”

0
19

“Coaride recepciona pauta da secretária de Estado do Entorno para abordar a questão da mobilidade na região”

A Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, fez um apelo durante a 25ª reunião do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride), realizada na sede do Banco de Brasília – BRB, em Brasília, nesta quarta-feira (13). Ela destacou a importância de incluir o tema da mobilidade da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE) na agenda de trabalho do colegiado. A Coaride, órgão colegiado vinculado à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), reuniu-se pela segunda vez neste ano.

Caroline Fleury enfatizou a necessidade de buscar soluções para os desafios de mobilidade na região, especialmente no transporte público. Ela ressaltou: “Quero colocar para vocês, como um pedido de ajuda e como encaminhamento, a criação de um grupo de trabalho. Nosso problema mais grave hoje no Entorno é a mobilidade, é o transporte, e precisamos enfrentar isso.”

A secretária também chamou a atenção para o impacto dos recentes aumentos nas tarifas de transporte público e ressaltou a urgência de encontrar soluções mais imediatas para não sobrecarregar ainda mais a população do Entorno. Ela argumentou que, além de possíveis subsídios na tarifa, é crucial estabelecer um sistema de governança envolvendo os Governos Federal, de Goiás e do Distrito Federal. “Como podemos integrar o BRT sem uma governança efetiva? Estamos falando da qualidade de vida da população que sofre diariamente com essa situação”, alertou. A ausência de um sistema de governança também pode dificultar a implantação do BRT entre Luziânia e Santa Maria, um projeto já incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O encerramento da reunião da Coaride marcou a retomada dos trabalhos do colegiado após um hiato de cinco anos. Neste ano, foram realizadas duas reuniões e o grupo pretende regularizar o cronograma. Além da representação do Governo de Goiás, pela SEDF-GO, estiveram presentes membros representando municípios de Goiás e de Minas Gerais, incluindo os prefeitos Allysson Silva Lima (Alexânia) e Cristiomário Medeiros (Planaltina de Goiás).

A abertura da reunião foi conduzida pelo presidente do Coaride, Valder Ribeiro de Moura, Secretário Executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, contando com a presença do anfitrião, Paulo Henrique Bezerra Rodrigue Costa, Presidente do Banco BRB, e de Renato Jorge, Secretário-Executivo do Coaride e Diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco. Também participou o Secretário-Executivo Adjunto da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Do Carmo Alves Siqueira.

Além da mobilidade, a Coaride aprovou diversos outros temas de interesse regional, incluindo o diagnóstico da iluminação pública da RIDE, a identidade visual do Coaride, o Observatório RIDE, o Projeto de Desenvolvimento Regional e Integração das Cadeias Produtivas dos Municípios da RIDE – Exporide e o Projeto Cidade Digna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui