Campanha do Selo Verde na Assembleia Legislativa inicia distribuição de canecas para eliminar uso de copos descartáveis

0
12
Crédito: Denise Xavier

O uso excessivo de copos descartáveis tem sido uma preocupação crescente nas instituições e empresas que têm responsabilidade ambiental e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) não é diferente. A Casa de Leis tem realizado campanhas para diminuir o uso de descartáveis e adotado iniciativas sustentáveis. Nesta sexta-feira, 22, foi realizada a entrega de canecas com o objetivo de substituir o uso de copos plásticos. A entrega simbólica foi feita pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, e deputada Rosângela Rezende (Agir) no gabinete da presidência da Casa. O evento contou com a participação dos mascotes da Saneago de consumo consciente, Banja e Sato.

Ao entregar as canecas, a deputada Rosângela Rezende enfatizou a importância da educação ambiental e consumo consciente. “O presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB) está muito empenhado e, nós, da Comissão de Meio Ambiente, também. Nós queremos incentivar e acabar com o uso de descartáveis individuais como copo, canudinho e prato”, enfatizou a parlamentar.

Rosângela ainda destacou que é preciso fazer a gestão de resíduos sólidos. “Lixo não é problema, lixo é solução. Nós devemos usar a produção de lixo para gerar emprego e renda por meio da criação de cooperativas de reciclagem e reduzir a quantidade de plástico que chega no meio ambiente”, afirmou.

A produção dos copos leva três vezes mais água do que a simples limpeza de uma caneca. Uma boa lavada na caneca substitui o desperdício de em média 500 ml a três litros de água, que seriam utilizados para fabricação de apenas um copo descartável. A expectativa é de nesse primeiro momento distribuir 10 canecas por gabinete e departamentos.

Para se ter uma ideia do impacto do uso de copos descartáveis, entre os anos de 2019 e 2022, a Alego realizou um estudo que apontou que o número de copos descartáveis consumidos pela Assembleia Legislativa, por mês, chegava a aproximadamente 132 mil. No período de um ano, poderia alcançar a marca de mais de 1,5 milhão de unidades. Os números impressionam tanto em tamanho quanto no índice de degradação do meio ambiente, em razão do consumo em larga escala de materiais descartáveis, já que o plástico tem um período de decomposição superior a 400 anos, quando descartado indevidamente na natureza.

Campanha Selo Verde

O evento desta sexta-feira, 22, foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água e foi também mais uma das iniciativas da campanha Selo Verde. A campanha Selo Verde foi criada na 20ª Legislatura com intuito de conscientizar os servidores e tornar a Assembleia ainda mais sustentável. Além da aquisição das canecas, houve a compra de copos descartáveis biodegradáveis para serem utilizados pelo público externo que visita ou quando vem participar de eventos na Casa de Leis.

Com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade do planeta e realizar a redução de despesas para os cofres públicos, a Alego também adotou outras medidas sustentáveis, como a redução no uso de papel e tinta, o que começou com a criação do Alego Digital. O programa proporciona a tramitação de todos os processos internos do Parlamento estadual de forma on-line, estimulando a economia, eficiência e celeridade.Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui