Pioneiros contam suas histórias em comemoração aos 63 anos de Brasília

Participantes da sessão solene proposta por Paula Belmonte também relataram histórias de como suas famílias, vindas de outros estados, foram acolhidas por Brasília | Foto: Victoria Duarte/Gab. Paula Belmonte

Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, a Câmara Legislativa comemorou os 63 anos de Brasília em sessão solene no plenário. Para a autora da homenagem, deputada Paula Belmonte (Cidadania), Brasília é a “capital do pertencimento” por acolher a todos os brasileiros.

Ao narrar sua história de vida, a ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, contou que chegou menina a Brasília e seu pai era jardineiro da Novacap. Ela relatou que assinou a Constituição Federal do país, da qual participou da elaboração, com uma caneta presenteada por moradores de Ceilândia, de onde foi a primeira administradora.

“Tudo na minha vida devo a essa cidade”, declarou. Também em homenagem a Brasília, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) declamou um poema sobre a cidade.

“Vi todas as festas de inauguração de Brasília”, lembrou, emocionada, a presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Ama Brasília), Cosete Ramos. “Brasília continua acolhendo a todos que aqui queiram fazer morada”, considerou a subsecretária das Mulheres do DF, Renata Aguiar, ao acrescentar que essa “calorosa” qualidade exigiu a expansão da cidade em dezenas de regiões administrativas. Também pioneiro, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, observou que a ACDF foi a primeira entidade a ser criada em Brasília, em 1957. Ele testemunhou que a sede da associação foi palco dos “anseios da população”, que se mobilizou pela autonomia política de Brasília, a qual suscitou o nascimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Por sua vez, o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, contou que seus pais vieram em 1964 para Brasília, onde ele nasceu em 1972. Ele disse ter testemunhado o crescimento da cidade, especialmente porque foi administrador de regiões administrativas do DF. Medeiros conclamou os poderes Executivo e Legislativo a se unirem para promover a qualidade de vida da população local.

Universidade do Distrito Federal

Durante a sessão, aprovados no concurso da Universidade do Distrito Federal pleitearam a imediata nomeação. Em nome do grupo, a professora Brenda Lara disse que Brasília deveria ser a capital da educação.

Em resposta, a deputada Belmonte fez um apelo ao governador Ibaneis Rocha para o atendimento à reivindicação dos aprovados. 

Sinfonia da Alvorada

Além do quinteto de metais da Polícia Militar do DF, bandas de rock e forró da cidade se apresentaram durante a solenidade. Ao término do evento, o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, convidou a população para assistir à apresentação da orquestra sinfônica de Brasília neste domingo (23), às 18h, na Praça das Fontes, como parte das festividades pelo aniversário da cidade. Entre outras peças, será executada a Sinfonia da Alvorada, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, composta para celebrar a inauguração de Brasília. 

Fonte: CL-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui