Da redação
O deputado distrital Rafael Prudente (MDB) anda por todo o DF para entender as demandas da população e, assim, é recebido de modo bem tranquilo em todos os cantos. Em termos de saúde, por exemplo, o distrital esteve recentemente na região de Samambaia para anunciar que entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), e que a obra do Hospital Renascer, que foi interrompida, será retomada. Desse modo, a comunidade terá melhor acesso aos cuidados de saúde.
A atenção com as pessoas que habitam em regiões rurais é um dos pontos que são observados no trabalho de Rafael. O deputado, em suas andanças, esteve na Associação de Produtores Rurais do Assentamento Rota do Cavalo e debateu sobre a regularização fundiária da localidade, no intuito de garantir moradia digna para toda a sociedade do espaço.
Essas ações executadas retratam a luta de Rafael Prudente para ver os moradores do DF com mais proteção social, mas além dessas questões, há leis de autoria do deputado, que asseguram, também, o conforto, como a Lei nº 5.865/2017, que “garante o fornecimento de peruca às pessoas com alopecia provocada pela aplicação de quimioterapia”, entendendo que a condição ocasiona muita perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. A medida é válida para aqueles que desfrutam dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para que as mães consigam amamentar seus filhos de maneira mais cômoda, há a Lei nº 7.057/2022, em que é dito que “órgãos públicos do DF terão locais adequados à amamentação”.
“Muitas empresas privadas tiveram a consciência de criar em seus espaços de trabalho uma sala especial para ter um ambiente melhor para mulheres que estão amamentando. O que nós fizemos foi copiar o que a iniciativa privada está fazendo, para que o governo possa fazer o mesmo nos seus espaços de trabalho”, contou o deputado.