Com 80% de aprovação, TV Câmara Distrital completa um ano 24h no ar

A implantação do canal, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Legislativa foi aprovada por 81,7% dos 2.200 entrevistados

Primeira emissora aberta do Legislativo local, a TV Câmara Distrital comemora seu primeiro aniversário nesta terça-feira (25). Nos últimos 365 dias, o canal esteve no ar 24h por dia, tendo somado mais de 8,7 mil horas de programação. Nas telinhas – canal 9.3 (TV aberta); 11 (NET) e 9 (Vivo) – e no YouTube, programas sobre o trabalho da Casa e dos deputados, além de outros conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de utilidade pública.

A implantação do canal, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Legislativa e realizada em maio último, foi aprovada por 81,7% dos 2.200 entrevistados. À época, 193 disseram já ter sintonizado a TV, dos quais 48,2% classificaram como “bom” o seu desempenho; 30,6% como “regular”, e 11,9% como “ótimo”. A margem de erro do levantamento é de 3%.

“A TV Câmara Distrital representa uma grande vitória da nossa gestão, pois ela traz transparência às atividades legislativas e permite que toda a sociedade tenha acesso rápido a tudo que acontece na Câmara Legislativa. Um ano de muito trabalho e crescimento, a TV fortalece nossa democracia e abre espaço para novos profissionais de comunicação, gerando assim mais postos de trabalho”, destaca o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente.

Já o deputado responsável pela Comunicação da Casa, o vice-presidente Delmasso (Republicanos), ressalta  que a TV é uma conquista do Poder legislativo Distrital e uma prestação de serviço para a população. “Além de dar transparência às ações do Legislativo para toda a comunidade , o canal tem papel educativo e informativo”, observa Delmasso.

A emissora foi ao ar pela primeira vez, em 2021, já sob os “holofotes”: sua primeira transmissão foi a própria cerimônia de lançamento do canal. De lá para cá, a TV acompanhou, ao vivo, importantes fatos políticos, como o teste de integridade das urnas realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) no dia 2 de outubro, durante o primeiro turno das eleições.

Além disso, antenada à necessidade de uma programação mais lúdica, a TV Câmara Distrital levou para a casa dos brasilienses os jogos do “Candangão”, o Campeonato Brasiliense de Futebol. A iniciativa resultou de parceria com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), por meio de cooperação técnica com duração de cinco anos. O acordo inclui, também, a veiculação de programa esportivo apresentado por profissionais da ABCD, o “Tá na Rede”.

“A abertura que a TV Câmara Distrital abriu para a promoção e a divulgação do esporte é muito significativa. Através dessa parceria, o Candangão foi transmitido, pela primeira vez na história, em TV aberta”, destacou Jânio Gomes, ex-presidente da ABCD e idealizador da parceria. Sobre o programa semanal “Tá na Rede”, ele comemorou: “O programa tem se tornado uma vitrine para clubes e atletas de diversas modalidades. Sem dúvida, essa parceria é um jogo em que todos saem vencedores”.

Outro parceiro  da TV Câmara Distrital é o Arquivo Público do Distrito Federal que o trabalho que enaltece o trabalho da emissora frente ao exercício da cidadania e, especialmente, da preservação da memória de nossa Capital. “A equipe da TV Câmara Distrital abraçou com extrema paixão a missão de resgatar e difundir uma relevante e desconhecida parte de nossa história, incluindo em sua programação, lindas e memoráveis entrevistas— e porque não dizer homenagens— as grandes mulheres e homens, que com seu esforço, amor e determinação, desempenharam com grande louvor o papel de construir e consolidar Brasília como um dos maiores patrimônios da humanidade”, comenta Adalberto Scigliano, superintendente do Arquivo.

Sinal Aberto 

A emissora foi viabilizada a partir de um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados, que disponibilizou o canal aberto em sua multiprogramação, bem como várias produções de sua TV. Diversos órgãos públicos locais e entidades da sociedade civil também atuam em conjunto com a equipe da TV Câmara Distrital (ver lista de parceiros ao final).

A jovem emissora produz, ainda, programas próprios, idealizados e realizados por servidores concursados e profissionais terceirizados. Entre eles estão o “Giro Distrital”, com notícias das sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas promovidas pela CLDF, e o “Por elas”, com foco na representatividade das mulheres do DF (veja outros a seguir).

“A nossa TV comemora o seu primeiro ano de existência já com muita história para contar, com uma equipe apaixonada pelo trabalho, desde a produção até a ilha de edição”, afirma a chefe da Divisão de TV e Rádio Legislativa da CLDF, Ananda Moura. “Se os próximos anos seguirem esse ritmo de conquistas e avanços, a TV Câmara Distrital deixará um grande legado para a sociedade”, avalia a jornalista.

Já a diretora de Comunicação da CLDF, Gláucia Simões, ressalta que além de dar transparência às ações legislativas, a TV Câmara Distrital contribui com registros histórico da Casa e da cultura local. “Por meio do canal, os cidadãos acompanham os debates que ocorrem no plenário, nas comissões e nas audiências públicas, além de ficar por dentro do que acontece no DF. É um veículo para a cidadania”, destaca Gláucia.
 

De olho no futuro

No ano em que deu seus primeiros passos, a TV Câmara Distrital aliou-se à Escola do Legislativo da CLDF (Elegis) e à Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) para promover a primeira edição do seminário “TVs Legislativas: Desafios e Oportunidades”

O evento contou com palestras sobre conteúdos e transmissões parlamentares, e sobre a importância das redes sociais para os canais legislativos, além de painel sobre os desafios e o crescimento das emissoras do Legislativo. A programação foi transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da TV Câmara Distrital.

Parceiros da TV Câmara Distrital

– Associação Brasileira de Televisão e Rádios Legislativas (Astral); 
– Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF);
– Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); 
– Universidade de Brasília (UnB); 
– Governo do Distrito Federal (GDF); 
– Secretaria de Estado de Comunicação; 
– Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap); 
– Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF); 
– Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER); 
– Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF); 
– Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal;
– Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan);
– Serviço de Limpeza Urbana (SLU);
– Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa); 
– Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui