CLDF volta a debater a Tarifa Zero para o DF

CRÉDITO: ED ALVES/CB/D.A PRESS

Da Redação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) teve discussões relacionadas à adoção da tarifa zero no transporte público. 

Movido pelo estudo realizado na CLDF, no qual foi confirmado que ao todo são 265 milhões de acessos no sistema de transporte público por ano, sendo que, apenas 19,5% são gratuitos, os especialistas divergem sobre a implantação do modelo na capital do país.

Os debates promovidos pela casa sobre a tarifa zero tem provocado discussões em especial sobre a viabilidade e os impactos econômicos.

Para as empresas de transporte público funcionarem, é preciso que o governo faça um repasse anual de recursos. Isso traz aos cofres públicos um custo que gira entre R$ 1,1 bilhão e R$ 1,6 bilhão por ano.

Os distritais argumentam que em sua avaliação é possível alcançar a gratuidade total no transporte público, porém ainda é preciso trabalhar melhor a ideia com o Executivo local, para que o objetivo seja atingido parte por parte.

O deputado Fábio Félix (PSL) disse que. “Temos avançado nas tratativas com o governo, pressionando para que o GDF acelere a implementação da tarifa zero. Conseguimos alguns compromissos importantes rumo à gratuidade do transporte, como a liberação do passe livre para estudantes nos fins de semana e nas férias, além da inclusão de outros grupos vulneráveis na política de gratuidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui