Da Redação
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) teve tópicos culturais em alta em suas sessões
A Câmara demonstrou dar mais ênfase a tópicos de preservação e a sustentabilidade através de algumas exposições, além disso ela aprovou um projeto de lei que estabelece ações para valorizar a Via Sacra de Planaltina.
Como a Via Sacra de Planaltina é uma referência em eventos religiosos e culturais mais importantes do Distrito Federal, foi pensado este projeto que tem como intuito preservar e promover este importante patrimônio do DF.
Com isso, será criado um roteiro turístico e histórico da região, programas de formação e qualificação de guias como medidas de preservação.
Entre as 2 exposições em cartaz, foram buscadas diversas maneiras de chamar a atenção para a urgência que é a preservação ambiental.
A primeira mostra ocorre no espaço Cultural Athos Bulcão da CLDF e vai até o dia 19 de julho. As mais de 50 telas buscam expressar os alerta para a necessidade de manter os ecossistemas, mas também apontam para a importância de proteção da paisagem natural.
A segunda, ocorre na Galeria Espelho D’Água da Câmara Legislativa e vai até o dia 18 deste mês. Ela se foca em materiais que são descartados, como papéis, plástico, lona e tecidos.
Algumas das obras são mais fáceis de serem entendidas, porém existem aquelas mais complexas, das quais é necessário parar e refletir sobre para entender suas essências. A exposição se chama “Sobras – Pano, Lixo, que inundam os quatro cantos do mundo”.