CLDF coloca em tramitação novo projeto voltado para pessoas com transtorno do espectro autista

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF, Robério Negreiros apresentou diversos projetos em defesa dos autistas



Da Redação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu um novo projeto de lei que tem o intuito de prover a Pessoas com transtorno do espectro autista espaços adaptados em arenas e estádios.

O projeto busca promover a inclusão dessas pessoas em espaços adaptados nas arenas e estádios, com capacidade igual ou superior a cinco mil pessoas.

O projeto foi pensado para demonstrar “um passo” no que diz respeito à inclusão e a acessibilidade ao reconhecer a importância de tornar esses locais mais acolhedores. 

Robério Negreiros (PSD), autor do projeto, diz levar em conta que pessoas com TEA possuem maior propensão à hipersensibilidade sensorial a estímulos do ambiente, como sons e luzes, o que pode levar a desconfortos, pânico e até comportamentos agressivos.

O deputado explica que. “Muitas vezes, em jogos de futebol, por exemplo, quando uma equipe faz um gol, os sons ficam mais intensos devido aos gritos e maior agitação da torcida, e as pessoas com TEA se assustam e têm a necessidade de se locomover até um lugar mais calmo. 

Com isso, observa-se que é importante que os estádios e arenas criem um ambiente controlado, mais silencioso e menos movimentado, em que a pessoa com TEA se sinta segura”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui