Câmara Legislativa realiza solenidade para homenagear os 36 anos do Conselho dos Direitos da Mulher do DF(CDM -DF)

0
18

Na manhã da  próxima quinta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará, no plenário da Casa, uma solenidade em homenagem aos 36 anos do Conselho dos Direitos da Mulher do DF(CDM -DF).

A proposta do evento é da Procuradora Especial da Mulher (PEM) da CLDF, a deputada Dayse Amarilio (PSB).  Para a parlamentar, “o  CDM-DF tem desempenhado um papel fundamental na formulação e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos das mulheres, contribuindo para a eliminação da violência e da discriminação de gênero, bem como para a garantia de condições de liberdade, igualdade de oportunidades e direitos para as mulheres do Distrito Federal”.

“O Conselho tem atuado de maneira a promover a participação e protagonismo das mulheres no desenvolvimento econômico, social, político e cultural da região, visando a sua autonomia, emancipação e empreendedorismo”, ressalta Dayse Amarilio. “Portanto, entendemos que a realização de uma Sessão Solene em comemoração aos 36 anos do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal é uma forma de reconhecer e valorizar o importante trabalho realizado por esse órgão, além de destacar a importância da luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres”, completa a distrital. 

Segundo a Procuradora Especial  da Mulher, “a solenidade também contribuirá para sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de continuar apoiando e fortalecendo as ações e iniciativas em prol dos direitos das mulheres”.

Foram convidadas para a sessão solene a Secretária da Mulher do DF, a Sra. Giselle Ferreira, que é a atual presidente do CDM-DF; além de Olgamir Amancia e Wilma dos dos Reis, mulheres que presidiram o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal em mandatos passados.

Na ocasião, haverá entrega de moções para as mulheres que já presidiram o CDM- DF.

O que é o CDM-DF ?- O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), foi criado pelo Decreto nº 11.036 de 9 de março de 1988,é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, conforme disposto no parágrafo único, do art. 35, do Decreto 39.610, de 01 de janeiro de 2019.e regulamentado pela Portaria nº 16, de 22 de maio de 2020.

Tem por finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental, em âmbito distrital, voltadas à eliminação da violência e da discriminação, à promoção e defesa dos direitos das Mulheres, assegurando-lhes condições de liberdade e igualdade de oportunidades e direitos com vistas ao exercício pleno de sua participação e protagonismo no desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Distrito Federal, na perspectiva de sua autonomia, emancipação e empreendedorismo.

Serviço:

Sessão Solene em homenagem aos 36 anos do Conselho dos Direitos da Mulher (CDM)

Data: 07/03/2024

Horário: 9h30 

Local:Plenário da CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui