São três editais com inscrições abertas ao longo do mês de janeiro; Edital Geral presta homenagem à feminista Rose Marie Muraro
Neste fim de ano marcado por violência contra mulheres, pela operação mais letal da história do Rio de Janeiro e por ameaças aos direitos territoriais de povos indígenas, o Fundo Brasil encerra 2025 lançando mais três editais para apoiar organizações de base que defendem os direitos humanos no país. No total, serão doados R$3,5 milhões para cerca de 65 projetos.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site fundobrasil.org.br.
Ao reunir três editais em um mesmo período, a fundação amplia o alcance do apoio para que grupos e coletivos de base possam retomar suas atividades, em janeiro de 2026, captando novos recursos para a continuidade de seu trabalho.
“O Fundo Brasil aposta no fortalecimento institucional porque entende que a defesa de direitos exige continuidade, autonomia e capacidade de articulação. Portanto, fortalecer organizações é garantir que a defesa de direitos não seja interrompida”, afirma Allyne Andrade, diretora executiva adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Inscrições abertas
Um dos editais abertos é “Geral 2026 – Fortalecendo direitos e gestando um mundo novo” voltado a grupos e coletivos que enfrentam retrocessos no âmbito dos direitos humanos, democracia e justiça social. O nome do edital é uma homenagem ao título de um dos livros de Rose Marie Muraro, uma das instituidoras do Fundo Brasil e liderança feminista fundamental na historia do país. Em vida, escreveu mais de 40 livros e foi reconhecida pelo Congresso Brasileiro como Patrona do Feminismo Nacional.
Outra chamada aberta é o edital “LGBTQIAPN+: Defendendo Direitos 2026”, que vai apoiar o fortalecimento institucional de organizações que atuam no combate à discriminação e no enfrentamento de violações relacionadas à diversidade sexual e à identidade de gênero.
O terceiro eixo de apoio é o edital “Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos 2026”, que terá dois eixos de apoio. Um é voltado a organizações de base e o outro a propostas de incidência política e fortalecimento de articulações, com foco em organizações, coletivos, grupos, sindicatos e movimentos sociais que lutam por condições dignas de trabalho e de vida para trabalhadores.
Apoio prioritário
Os editais priorizam propostas de organizações com pouco ou nenhum acesso a outras fontes de financiamento e reconhecem a importância de abordagens interseccionais que considerem raça, gênero, sexualidade, território e outras dimensões das desigualdades sociais.
Todos os projetos inscritos são avaliados por comitês de seleção formados por especialistas independentes. Os resultados serão divulgados no site e nas redes sociais da instituição.
Serviço:
Edital – “Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos 2026”
Prazo: 09/02/2026 – link para inscrição.
Edital – “Edital LGBTQIAPN+: Defendendo Direitos 2026”
Prazo: 06/02/2026 – link para inscrição
Edital Geral – Fortalecendo direitos e gestando um mundo novo
Prazo: 06/03/2026 – link para inscrição
Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos
O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, criada em 2006 por ativistas com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. A fundação faz isso captando recursos para destiná-los a organizações e comunidades que lutam por direitos fundamentais e combatem as desigualdades, a violência institucional e a discriminação em todo o país. Desta forma, atua como uma ponte, conectando doadores a projetos de transformação social.
A instituição apoia a busca por justiça racial e de gênero, a luta por direitos dos povos indígenas, de populações quilombolas e tradicionais, por justiça climática e socioambiental na Amazônia e nos demais biomas do país, por direitos de crianças e jovens, de pessoas LGBTQIA+, de trabalhadores rurais e precarizados, de comunidades impactadas por obras de infraestrutura e empreendimentos urbanos, de vítimas da violência de Estado e seus familiares, a luta contra o encarceramento em massa e a tortura no sistema prisional, entre outras.
O Fundo Brasil já apoiou mais de 1.800 projetos e doou mais de R$96 milhões. Para saber mais, acesse o site.

